Nesta quinta-feira, 14, foi realizada, no hotel Tivoli Mofarrej, a cerimônia de encerramento da Semana Municipal do Cooperativismo. Participaram da mesa do evento o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande; o governador Rodrigo Garcia; o prefeito Ricardo Nunes; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso; a vereadora Sandra Santana; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP), José Aparecido Maion; o vice-presidente da OAB/SP, Leonardo Sica, representando a presidente Patrícia Vanzolini; o presidente da Comissão do Cooperativismo da OAB/SP, Constantino Salvatore; o presidente da Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (Conatrec), Telines Basílio (Carioca); e o diretor-técnico da Conatrec, Jair do Amaral. 

 

 

Após cumprimentar e agradecer a participação de todos, Del Grande destacou a importância da realização de eventos como a Semana do Cooperativismo, que chama atenção da sociedade para um movimento tão fundamental quanto o cooperativismo. “Iniciativas como esta estimulam nosso modelo mais justo de negócio, o que é bom para todos. Na cooperativa, a renda é distribuída de forma mais equilibrada, aquecendo a economia local. Essa circulação maior de recursos atrai investimentos em diversos setores essenciais, como educação, saúde, transporte, lazer, comércio, etc. Melhora a vida das famílias cooperadas e ainda beneficia toda a comunidade. Ou seja, o cooperativismo gera benefícios sociais e arrecada muito para os cofres públicos”, afirmou.

 

 

O governador Rodrigo Garcia também aproveitou a ocasião para elogiar o cooperativismo e reforçar seu apoio ao movimento. Segundo ele, a pandemia mostrou para o Brasil e para o mundo como é fundamental a cooperação e como o ser humano depende um do outro. “Se não fosse essa união, dificilmente teríamos superado um momento tão difícil da nossa geração. E o cooperativismo é fundamental para a inclusão produtiva, para geração de emprego e renda, principalmente na camada de excluídos que precisam de uma ação rápida para estar no mercado de trabalho. É importante colocar as cooperativas como um instrumento fundamental de inclusão”, defendeu.

 

 

Já o prefeito Ricardo Nunes ressaltou que um evento como a Semana do Cooperativismo atrai o interesse do poder público e da sociedade para o movimento. “É importante termos uma semana discutindo esse tema, com a presença de vereadores e lideranças, pois são tantos assuntos tratados no dia a dia que um evento organizado assim facilita termos um olhar para o cooperativismo”.

 

 

Nunes também destacou que a cidade de São Paulo é a que mais conta com cooperativas em todo o Brasil e que todo o sistema de tratamento de resíduos sólidos na cidade é feito por 25 cooperativas, que empregam 900 famílias. “Já temos muito sendo feito e podemos avançar ainda mais para fortalecer esse laço com as cooperativas e estar ao lado delas”, afirmou.

 

 

A secretária Aline Cardoso e a vereadora Sandra Santana, principais responsáveis pela realização da Semana do Cooperativismo, também aproveitaram suas falas para reforçar a importância que dão ao movimento. “O cooperativismo é uma das formas mais democráticas de fazer as pessoas terem acesso à renda. Ele é uma forma de empreendedorismo que dá oportunidade de verdade para todos”, afirmou Aline. Para Sandra, o cooperativismo é solidariedade, igualdade, responsabilidade, geração de renda e de emprego. “É um modelo em que todos ganham e que faz com que comunidades cresçam. Isso é muito importante já que a maior parte das cooperativas paulistanas hoje estão instaladas nas áreas mais periféricas, então conseguimos redistribuir melhor a cidade”, explicou.

 

 

Após os pronunciamentos dos outros membros da mesa, foram assinados protocolos de intenções da Prefeitura de São Paulo com a Ocesp, o CRC-SP e a Conatrec. Os documentos têm, respectivamente, o objetivo de estimular ações para formação e fortalecimento de grupos cooperativistas na cidade; desenvolver ações conjuntas no interesse das cooperativas e que beneficiem o empreendedorismo e a geração de emprego e renda; e estimular ações para promover a cultura e os princípios cooperativista.

 

 

Por fim, o Sistema Ocesp homenageou as cooperativas Coopercaps e Yougreen, que receberam troféus pela prestação de serviços de reciclagem na cidade de São Paulo, e a a Sicoob Credsaopaulo, que ganhou uma placa pelos 25 anos comemorados neste mês.

 

 

Painel “Sustentabilidade e Cooperativismo”

 

Para conclusão do evento, foi realizado um painel de discussão com o tema “Sustentabilidade e Cooperativismo”, cuja mesa foi composta pelo secretário adjunto Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior; pelo diretor da SP Regula, Bruno Gabriel de Mesquita; pelo presidente da Conatrec e da Coopercaps, Telines Basilio; pelo presidente da Yougreen, Roger Koeppl; e pela consultora de Inteligência de Mercado do Sistema Ocesp, Priscilla Coelho.

 

 

O painel abordou como o cooperativismo pode ser transformador social e ecologicamente e como parcerias entre cooperativas e órgãos públicos são fundamentais para que isso ocorra. Foram apresentados os cases da Coopercaps e Yougreen e os representantes da SP Regula e da SMDET puderam abordar as ações que estão sendo realizadas em prol do cooperativismo.