Notícias falsas estão por toda parte, especialmente nas redes sociais, tornando-se um aspecto comum do nosso dia a dia. A batalha contra a desinformação, especialmente aquela relacionada à saúde e que afeta diretamente nossa vida e bem-estar, é cada vez mais urgente. Para enfrentar esse desafio, a Unimed Amparo (SP) promoveu uma roda de conversa com adolescentes assistidos pela entidade social Serviço Espírita de Proteção à Infância (SEPI), em Amparo (SP), no mês de abril.



Essa iniciativa reforça o compromisso da Unimed em ser uma autoridade em saúde, além de uma promotora ativa de conhecimento, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. Durante a ação, o foco principal foi a dengue, dada a situação de emergência epidemiológica que o país enfrenta. 



Para Cintia Moreira Cezar, enfermeira e analista de saúde da área de Relações Empresariais, a ação trouxe a importância de dialogar com os adolescentes, fornecendo-lhes informações que podem ser compartilhadas com suas famílias e amigos, contribuindo para a promoção da saúde em seus círculos sociais. 



"A interação com os adolescentes foi crucial para alertá-los sobre as informações duvidosas relacionadas à saúde. A escolha do tema da dengue foi estratégica, pois essa doença é grave e frequentemente cercada de mitos e soluções caseiras, que podem prejudicar os esforços de prevenção e tratamento", explicou. 
 

A informação é o melhor remédio 

Para tornar a mensagem mais acessível e de forma lúdica, os adolescentes receberam um "remédio" fictício chamado "Informazil", que combate a desinformação. Sua embalagem afirmava que era um antídoto potente contra notícias falsas na área da saúde, composto por informações verificadas por especialistas. Ao tomar o "Informazil", não apenas cuidavam da própria saúde, mas também contribuíam para uma comunidade mais saudável e bem-informada. 
 

"O reforço da importância de informações seguras veio com a distribuição do 'Informazil',  uma estratégia lúdica e divertida para finalizar um assunto tão importante", completa Cintia.