Nesta quinta-feira, 4, lideranças do cooperativismo paulista reuniram-se no Hotel Renaissance, em São Paulo, para participar da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Ocesp. A mesa foi composta pelo presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, pelos coordenadores dos Conselhos Diretor e Fiscal da Ocesp, Marcelo Avelar e Claudino Guerra Zenaide, e pelo superintendente do Sistema Ocesp e secretário de trabalhos da AGO, Aramis Moutinho Junior. 

 

Na abertura, Del Grande destacou a importância do relacionamento político para a defesa do cooperativismo. “Esta relação com autoridades depende muito das nossas cooperativas e de cada um de nossos cooperados. Estamos juntos nesta construção e muitos de vocês tem nos ajudado nisso”.

 

O presidente também apresentou as principais avanços e conquistas obtidos para as cooperativas em 2023, com atuação da Ocesp em sintonia com a OCB, como a posse do deputado Arnaldo Jardim como presidente da Frencoop Nacional. “Pela primeira vez um deputado de São Paulo assume esta posição, com um trabalho espetacular”.

 

A Frencoop Nacional já conta com 325 parlamentares. “Estamos fazendo um trabalho de educação política, não partidária, para termos cada vez mais deputados que entendam nosso movimento e possam nos defender”, ressaltou Del Grande.

 

Entre tantas outras vitórias, Del Grande ressaltou o trabalho de interlocução com parlamentares no Congresso Nacional que resultou na preservação do Ato Cooperativo na Reforma Tributária. “Foi a maior conquista dos últimos anos, com atuação decisiva dos deputados paulistas Arnaldo Jardim e Vitor Lippi, e a mobilização da Ocesp, OCB e de diversas cooperativas”, disse o presidente, completando: “sem essa conquista, o cooperativismo no Brasil correria sérios riscos”.

 

O coordenador do Conselho Diretor da Ocesp, Marcelo Avelar, destacou a importância da participação das cooperativas nas ações do Sistema Ocesp. "Tivemos mais de 10 mil ações em 2023 e elas são desenvolvidas com base nas demandas das cooperativas, no planejamento estratégico. As demandas de vocês são convertidas em ações que vão gerar os resultados que estamos buscando, então participem", ressaltou.

 

Por fim, o auditor da Inoveaud Auditores Independentes, Emmanuel Guiguer, subiu ao palco e apresentou as peças contábeis da Ocesp, relativas ao exercício de 2023. Também foi realizada a leitura do parecer do Conselho Fiscal, pelo coordenador Claudino Guerra Zenaide. Em seguida, as contas foram colocadas para apreciação da plenária e aprovadas por unanimidade pelos delegados presentes.