Nos 25 e 26 de março, o Sistema Ocesp marcou presença no encontro "Panoramas e Perspectivas do Agronegócio", promovido pela Agroliga (AGL) da Universidade Federal de Viçosa (MG). No segundo dia do evento (26), a mesa de abertura contou com participação do consultor técnico do ramo Agro do Sistema Ocesp, Armando Sugawara, que abordou os "Aspectos Regulatórios da Responsabilidade Técnica e Oportunidades no Cooperativismo". 

 

Segundo ele, apresentar o tema trouxe a oportunidade de ressaltar a importância dos Responsáveis Técnicos (RTs) em diversas áreas. “A figura do Responsável Técnico não se resume mais a alguém que simplesmente assina papéis perante os órgãos reguladores. Pelo contrário, as cooperativas buscam profissionais completos, que não só dominem os aspectos técnicos e legais dos produtos, mas também compreendam de gestão e estejam comprometidos com a otimização de custos e com melhores resultados em conjunto com os administradores”, comentou Sugawara.

 

Oportunidades no Cooperativismo

 

“A apresentação também foi fundamental para destacar as oportunidades que surgem no cooperativismo quando se investe na formação e capacitação adequadas dos profissionais das ciências agrárias”, completou o consultor.

 

A diretora de Projetos e Prospecção de Eventos da AGL (UFV), Esther Lucieny Correa de Mello, destaca a importância do tema para o aprimoramento dos profissionais em formação na UFV e ampliação de oportunidades na carreira. “O conhecimento dos aspectos regulatórios e da responsabilidade técnica abre portas para oportunidades não apenas no âmbito cooperativista, mas explicita ensejos para os profissionais em formação de todos os cursos do centro de Ciências Agrárias, fortalecendo nossa ética profissional e preparando-nos para os desafios do mercado”.