Na última sexta-feira, 1° de março, o Sescoop/SP realizou a formatura de encerramento da Turma 33 do Programa Aprendiz Cooperativo. O evento, que aconteceu na sede da Fipecafi, em São Paulo, contou com aprendizes da Aurora Coop, Rádio Táxi Vermelho e Branco, Unimed do Brasil, Unimed Nacional e Uniodonto do Brasil, além de profissionais das cooperativas, familiares dos jovens e equipe do Sescoop/SP responsável pelo programa.


Segundo a analista de Gestão de Pessoas da Unimed Nacional, Magpy Silva, o programa possibilita uma formação completa aos jovens, unindo conhecimento teórico e desenvolvimento profissional. "Uma pessoa que nunca trabalhou na vida e pode aprender e ter um crescimento na empresa. Nós podemos acompanhar o crescimento desses jovens e, inclusive, temos até gestores que começaram como aprendizes na cooperativa", destaca. 

 

Já para a coordenadora de Gestão de Pessoas da Aurora Coop, Marli Ogrodowczyk, o programa Aprendiz Cooperativo é uma forma desenvolver pessoas - um dos pilares do departamento - e preparar talentos que construirão a carreira dentro da Aurora. "Com o programa, os jovens já iniciam no mercado de trabalho conhecendo nossa cultura e desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais compatíveis com os valores da Aurora", afirma. 

 

A analista de Gestão de Pessoas da Unimed do Brasil, Jany Cavalvante, destaca ainda o potencial social do programa. "Nós buscamos capacitar os aprendizes na parte técnica e também contribuir para o desenvolvimento deles como cidadãos, na parte comportamental. Entendemos que ter esse olhar para o social vai agregar não apenas à vida dos jovens, que têm uma oportunidade no mercado de trabalho, como para a sociedade", afirma.

 

Amanda Gonzaga, irmã do aprendiz Henrique Gonzaga, acredita que o programa tem o poder de guiar corretamente a energia e ansiedade dos jovens. "Eu consego ver como ele foi bem direcionado e evoluiu, a cabeça expandiu mesmo. Ele começou a entender a importância do trabalho e como o mercado é exigente e como ele deve agir para estar dentro disso". Além da educação profissional, Amanda destaca que o Sescoop/SP auxilia muito na parte comportamental. "Esso é muito importante para quem está começando a carreira, porque assusta", conclui.