Nesta terça-feira, 30, houve reunião do Conselho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), grupo formado por representantes das entidades ligadas ao setor produtivo do agro paulista.

 

Como membro do Conselho, o presidente da OCESP e coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio, Edivaldo Del Grande, participou do encontro e dirigiu elogios à gestão dinâmica do secretário Guilherme Piai, principalmente pela iniciativa de incrementar diversos programas relevantes para os pequenos e médios agricultores.

 

Ao apresentar alguns destaques do Planejamento 2024, Piai ressaltou que a subvenção do Seguro Rural contará com 90 milhões de reais, maior valor aportado até então. Disse também que vai incluir as cooperativas de crédito na operacionalização do Pró-Trator, com o objetivo de financiar 1.300 tratores este ano, cinco vezes mais do que no ano passado.

 

“Há muito tempo pedimos para que as cooperativas fossem integradas no processo. Quero parabenizar o secretário e afirmar que as cooperativas têm capilaridade para distribuir melhor o recurso e atender quem realmente precisa”, salientou Del Grande.

 

Guilherme Piai destacou ainda o aumento do limite para compras públicas de alimentos de pequenos agricultores por meio do PPAIS; a subvenção aos produtores de leite, com 10 centavos por litro para quem tira até 300 litros por dia; o auxílio para combater o grenning na citricultura; o plano para melhorar as condições da irrigação e também para armazenagem de grãos; a efetivação do programa que integra lavoura, pecuária e energia; entre outros avanços.

 

No final da reunião, que contou com a participação do ex-ministro Roberto Rodrigues, do ex-secretário de Agricultura Chiquinho Matturro e de representantes das principais entidades do agro de São Paulo, Piai foi aplaudido por anunciar uma valorização do trabalho dos pesquisadores da Secretaria.

 

 

Fotos de João Luiz/SAA