Nos dias 18 e 19 de janeiro, a Coplacana participou do Diagnóstico ESG, realizado pelo Sistema OCB em parceria com a Gália Consultoria, empresa especializada em sustentabilidade e estratégias ESG. O Sistema Ocesp esteve representado pelo consultor regional Renato Alves; já o Sistema OCB foi representado pelo gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação, Guilherme Costa.    

 

O projeto visa guiar as cooperativas a construir um mundo mais economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Para isso, promove para gestores e líderes da cooperativa rodas de conversa sobre tendências, mercado, ambiente interno, ESG, cadeia de valor e outros assuntos. "Os participantes trabalharam em grupos, mapeando os impactos socias, ambientais, climáticos, econômicos e de governança na cadeia de valor", explica Alves.

 

Segundo a analista de Governança e Sustentabilidade da Coplacana, Andrea Pavani, o diagnóstico melhorou o entendimento dos gestores sobre ESG. "Eles saíram do projeto com uma visão totalmente diferenciada do que sabiam sobre ESG", destaca. Para ela, poucos profissionais sabem o que é ESG e deixam de trabalhar com conceitos de sustentabilidade por não conhecerem ou por acharem que não faz parte de seu escopo. "Achei de extrema importância o projeto. É um desafio levar o entendimento do que é ESG aos gestores e esse curso veio adiantar muito tempo nessa tarefa", conclui.