Na última semana, o Sistema Ocesp realizou visitas às cooperativas Crescer e Coopercaps para abordar a criação de programas de capacitação, desenvolvimento da gestão e promoção social voltados às cooperativas do setor e aos seus cooperados no próximo ano. Representando o Sistema Ocesp, os encontros contaram com a participação das gerentes Andrea Pinheiro (Gestão de Cooperativas) e Jamille Nassar (Desenvolvimento Humano) e suas equipes.

 

No dia 29 de novembro, a equipe foi recebida pelo presidente da Crescer e da Fepacoore, Jair do Amaral. "O Sistema Ocesp é parceiro da Crescer desde a nossa fundação; e essa visita foi muito importante para traçarmos planos voltados para o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos nossos associados, da cooperativa e das afiliadas à Fepacoore. Essa parceria visa integrar ações, projetos e esforços para o desenvolvimento das cooperativas de reciclagem em São Paulo", afirmou Amaral.

 

No dia 30 de novembro, foi a vez do grupo visitar a Coopercaps, associada à Rede Sul e Conatrec. A equipe foi recepcionada pelo presidente Telines Basílio (Carioca). “Foi um momento de reaproximação e entendimento do Sistema Ocesp sobre a necessidade de aceleração dos cooperados que atuam na reciclagem. É importante frisar que este segmento demanda uma atenção maior, uma vez que a questão dos resíduos sólidos, sustentabilidade e inclusão social são abordagens fundamentais do conceito ESG”, salientou Carioca.

 

Relacionamento

 

Segundo Jamille Nassar, as visitas foram muito importantes para os representantes das áreas estratégicas do Sescoop/SP conhecerem de perto o trabalho já desenvolvido pelas cooperativas, além de entenderem mais sobre suas necessidades, parcerias existentes e desafios. “Com essa troca de informações, o Sescoop/SP, em conjunto com as cooperativas de reciclagem, poderá organizar seu planejamento com ações de Formação Profissional e Promoção Social voltadas ao desenvolvimento de seus cooperados, dirigentes e comunidade ao redor”, ressalta a gerente.

 

Andrea Pinheiro explica que as visitas fazem parte das ações do programa Relacionamento, cujo propósito é desenvolver projetos e ações específicas aos segmentos das cooperativas paulistas. “Estamos ouvindo as cooperativas para planejarmos as ações do Programa em 2024 de maneira alinhada e personalizada, visando atender de forma cada vez mais eficaz às necessidades específicas das cooperativas de reciclagem".