A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) realizou, no dia 31 de novembro, o lançamento do livro “ABAG 30 anos: Três décadas pelo desenvolvimento do agronegócio brasileiro”. O superintendente executivo corporativo do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Junior, esteve presente representando o sistema cooperativista brasileiro. O evento reuniu associados da ABAG, autoridades políticas, lideranças empresariais e outras entidades setoriais. 

 

"A ABAG divulgou durante o lançamento do livro que o foco da instituição agora será a parte de divulgação e comunicação dos produtos do agronégócio. A ideia é mostar a qualificação do agro e o quanto ele representa no mercado brasileiro", explica Moutinho.

 

Segundo ele, o cooperativismo é um dos principais parceiros da ABAG. "Mostrar a força do agro brasileiro é também mostrar a força do cooperativismo, já que um bom porcentual da produção vem de cooperativas", diz.

 

Em seu pronunciamento, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, fez uma avaliação de 2023, das conquistas e dos desafios do setor. “Estamos celebrando um ano complexo, de transição global, o que motivou a ABAG a ter dois olhares. No âmbito interno, tivemos vitórias importantes no Legislativo, para o futuro do nosso setor. No contexto internacional, estamos participando ativamente da geopolítica, para defender os interesses de nosso setor e combater o unilateralismo”, destacou.

Carvalho anunciou ainda que a ABAG está lançando um plano estratégico de comunicação abrangente e de longo prazo, pautado em quatro pilares: legitimidade, inovação, união e nas mulheres. O propósito é aumentar o conhecimento da sociedade em geral sobre o agronegócio brasileiro, destacando a presença da tecnologia e da sustentabilidade em todas os elos da cadeia, o que tem impulsionado ganhos sucessivos de produtividade e eficiência.

 

“Desde a época em que o ministro Roberto Rodrigues foi o presidente da ABAG, temos essa preocupação de trabalhar a imagem do agro no Brasil e no mundo. Por isso, decidimos implantar um projeto de longo prazo, composto por uma série de ações que traduzam nosso setor. A reconstrução da imagem do agro representa todos nós”, explicou Carvalho.

 

O livro ABAG 30 anos, composto por sete capítulos e mais de 150 páginas, retrata todas as iniciativas, ações e propostas da entidade para a valorização e para o crescimento do agro nacional, enaltecendo suas cadeias produtivas e reforçando o papel do setor para a economia brasileira, para o desenvolvimento social e para a preservação do meio ambiente. A obra resultado de parceria da ABAG com a BB Editora.

 

Gislaine Balbinot, diretora executiva da ABAG, recordou o pioneirismo da entidade a ABAG ao colocar em pauta o tema da sustentabilidade. “Quando ainda não se tratava de mudanças climáticas, neutralidade de carbono e impacto ambiental, nós já defendíamos isso”, afirmou, destacando o perfil de atuação da ABAG, voltado a temas transversais, que afetam todos os entes das cadeias que compõem o agronegócio brasileiro.

 

Sediada em São Paulo, a ABAG foi fundada da em 1993, no Congresso Nacional, em Brasília (DF), por Ney Bittencourt de Araújo, primeiro presidente da entidade e fundador da Agroceres. Em três décadas, a ABAG consolidou-se como uma presença permanente em fóruns nacionais e internacionais, como a COP28, que  acontece em Dubai (Emirados Árabes), entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

 

Patrocinaram a publicação do livro os associados da ABAG VBSO Advogados, Green Has Brasil, Techfertil, Syngenta, InpEV (Instituto Nacional De Processamento De Embalagens Vazias), CropLife Brasil, Ceres, Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, Agrometrika, Yara, Sonda, OCP Brasil, Minerva Foods, John Deere, JBS, Jacto, Evo Inc, Cosan, Copersucar, CNH Industrial, Agropalma, ABAG-RP, Agroceres e Cargill.

 

Uma versão em PDF da obra comemorativa pode ser baixada gratuitamente no site da ABAG.

 

Fonte: ABAG