Empenhados em espalhar a 'magia do Natal', estudantes da Cooperativa Educacional de Bariri (SP) se dividiram em quatro equipes, que foram nomeadas em homenagem ao universo de 'Harry Potter'

 

Empenhados em espalhar a "magia do Natal", cerca de 320 alunos da Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba), no interior de SP, arrecadaram mais de sete toneladas em produtos de higiene e limpeza que serão destinados a entidades sociais da cidade que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

A ação de arrecadação surgiu como parte de uma gincana organizada em comemoração aos 25 anos da Coeba. No início do ano, estudantes do colégio foram divididos em quatro equipes, que foram nomeadas em homenagem ao universo de "Harry Potter". "Tivemos as equipes com nomes iguais aos das casas da literatura do universo mágico do livro. Tivemos a equipe azul, Corvinal, a equipe amarela, Lufa-Lufa, a equipe vermelha, Grifinória, e a equipe verde, que era a Sonserina", conta Rodrigo Lorran da Cunha, 32 anos, um dos organizadores da gincana, professor e auxiliar pedagógico da Coeba.

 

Durante o ano, a "competição" reuniu diversos desafios culturais, esportivos e sociais em atividades com todos os alunos de seis meses a 18 anos. No início de novembro, na reta final da brincadeira, o desafio proposto às equipes mobilizou alunos, familiares e comunidade na arrecadação de produtos de higiene, limpeza, descartáveis e outros itens essenciais.

 

A arrecadação dos donativos ocorreu ao longo do mês de novembro e teve fim no último dia do mês. Para surpresa e felicidade dos organizadores, o resultado com sete toneladas em produtos superou as expectativas e impressionou pelo engajamento. "Além da participação de alunos e familiares, a gente teve o comércio e a comunidade como toda empenhada nessa ação solidária. Ela demonstra como a união e o esforço coletivo podem alcançar resultados significativos. Essa mobilização e engajamento destacam a importância da solidariedade, empatia e colaboração na construção de um mundo melhor", comentou Rodrigo Lorran.

 

Ao final da gincana, a classificação teve a vitória da Sonserina seguida pelas equipes Lufa Lufa, Corvinal e Grifinória. No entanto, o sentimento dos participantes é de que magia do Natal é uma vitória coletiva. "Eu achei legal porque ninguém perdeu e ninguém ganhou. A importância é que as famílias se ajudaram e as doações vão ajudar muitas pessoas", reforçou Wagner Felipe Gonzalez dos Santos, de apenas 8 anos.

 

Diante da quantidade expressiva de produtos arrecadados, a equipe escolar e a diretoria do colégio estão planejando a distribuição, que ocorrerá na segunda semana de dezembro e será destinada a famílias que necessitam. Para Rodrigo Lorran, uma verdadeira lição fora da sala de aula.

 

"A lição fundamental é que pequenos atos de solidariedade podem gerar um impacto enorme na vida das pessoas e das instituições", sentencia.

 

Fonte: G1