Na última quinta-feira, 30, a Comissão de Cooperativismo da OAB SP, presidida pelo advogado Costantino Savatore, realizou, no Salão Nobre da OAB, um Congresso de Cooperativismo que abordou aspectos legais dos segmentos agro, saúde, crédito, trabalho e reciclagem, além de questões tributárias das cooperativas. O evento contou com apoio do Sistema Ocesp, que foi representado pelo superintendente Aramis Moutinho Junior, pela gerente jurídica Patrícia Cabral e pelos assessores Fernando Ripari Junior e Fernando Colombo.

 

O encontro teve foco, principalmente, nos ramos Agropecuário, Saúde e Crédito e buscou debater avanços e conquistas do cooperativismo nos últimos anos, além de trazer um panorama sobre os próximos passos no setor jurídico. O evento contou com o patrocínio do Sicoob Unicentro BR e da Lifecard. A MundoCoop, apoiadora de mídia do Congresso, esteve presente acompanhando os trabalhos.

 

Moutinho e Patrícia Cabral participaram da mesa de abertura do evento, acompanhados de Salvatore e também de Almir Pazzianotto, Ministro do TST aposentado, advogado; Emílio Bochinno, representando o secretário de abastecimento e agricultura Guilherme Piai; Giovanni Pietro Morello Porto, Coordenador de licitações da Comissão; Massami Uyeda, Ministro do STJ aposentado, advogado; Soraya Galassi Lambert, Juíza do Trabalho representando a VP do TRT2; Tirso Meirelles, Vice-presidente do Sebrae SP, VP da FAESP/SENAR-SP; Daniela Coloca do Amaral, 1ª VP da Comissão de Cooperativismo; Fábio Godoy, 2º VP da Comissão de Cooperativismo e Rui César Públio Corrêa, Juiz do Trabalho.

 

Em sua fala de abertura, Savatore reforçou o compromisso da OAB SP com o movimento cooperativista, ressaltando sua importância para a sociedade brasileira. “Consolido aqui o compromisso com ações que promovam o cooperativismo no Estado de São Paulo. Através do cooperativismo, o Brasil consegue se desenvolver ainda mais, atuando na comunidade através de inclusão e diversidade, levando desenvolvimento e impacto positivo”, destacou. Edivaldo Del Grande, presidente do Sistema Ocesp, parabenizou a realização do evento e através de um vídeo destacou que “a comissão sempre foi uma parceira do cooperativismo, levantando temas sensíveis e importantes para o movimento”. Por vídeo, representando a Diretoria da OABSP, a Secretária Geral Dra Daniela Magalhães parabenizou a Comissão pelo evento, ressaltou o total apoio ao cooperativismo, desejando um excelente dia de trabalhos.

 

Aramis Moutinho, reforçou que o “O cooperativismo é um grande agregador de valor para o grande produtor da pequena propriedade”, e ressantou o impacto das cooperativas no Estado de São Paulo. Aramis expôs ainda sobre a luta constante enfrentada pelas Sociedades Cooperativas para verem suas particularidades e necessidades serem melhor compreendidas pelo Poder Judiciário e Legislativo, enaltecendo como a OCESP vem atuando com sucesso na defesa dos interesses das cooperativas no âmbito judicial e administrativo, difundindo o modelo cooperativo e suas peculiaridades.

 

O painel “Agro – A importância do Cooperativismo no Agronegócio e a parceria com o Estado” recebeu Tirso Meirelles, Aramis Moutinho Junior e teve a mediação de Patrícia Alves Cabral. Massami Uyeda teve ainda uma participação inédita, ressaltando o histórico do surgimento do cooperativismo no Brasil. “O cooperativismo surge no Brasil junto com a imigração japonesa, na cidade de Sacramento, em meados de 1912″, lembrou, ao contar sua história junto ao movimento. Massami ainda lembrou alguns aspectos do ramo agro, destacando o Seguro Rural. “O seguro rural não protege apenas o produtor rural, mas também o cidadão que consome os produtos de cooperativa”, lembrou. Moutinho trouxe dados sobre o setor, reforçando que o estado de São Palo caminha a passos largos para ser referência no ramo agropecuário. “O cooperativismo agro esta espalhado por Sao Paulo. Em SP há negocio, e as cooperativas do sul estão abrindo filiais no estado”, completou.

 

Com informações de MundoCoop