Equipe SUStentaDente conquista primeiro lugar com produto à base de cana-de-açúcar e embalagem ecológica; soluções agrícolas se destacam nas demais posições

 

Enxaguante bucal de baixo custo e sustentável conquista a primeira posição do Prêmio Jovens Inovadores Sicredi 2023. Criado pela equipe SUStentaDente, o produto está em fase de desenvolvimento e visa auxiliar a população de baixa renda na prevenção de cáries e outras doenças bucais. A solução sustentável, que tem como base a cana-de-açúcar tanto na composição quanto na embalagem, foi premiada com R$ 8 mil na última quarta-feira (22).

 

As oito equipes finalistas das instituições Senai, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo (Fatec) estiveram presentes no evento de encerramento e premiação no Hotel Quality Sun Valley, em Marília (SP). Um total de R$ 15 mil foi distribuído entre os vencedores, juntamente com mentorias especializadas durante o período de produção dos projetos. Jovens residentes na região de atuação da Sicredi Oeste Paulista participaram da premiação.

 

Ainda na fase de prototipagem, o enxaguante “Caneguard” foi o ganhador do concurso. Tendo como ativo principal uma proteína derivada da cana, o produto combate o desgaste erosivo e a cárie dentária, além de utilizar o bagaço da planta na composição da embalagem. O projeto, realizado por jovens de Bauru (SP), foi desenvolvido com base em sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

“As soluções vencedoras, assim como as outras 110 propostas inscritas desde o início do prêmio em 2019, têm um grande potencial para beneficiar, não apenas o estado de São Paulo, mas também o país e, futuramente, o mundo”, comenta o presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista, Dr. João Alberto Salvi, que ainda complementa: “É gratificante incentivar a produção científica e reforçar o princípio do cooperativismo, que consiste em colaborar com a sociedade de forma coletiva, por meio desses jovens promissores.”

 

A equipe Inovadores Hidropônicos, de Jaú (SP), conquistou o segundo lugar na premiação com um projeto de automatização de uma estufa hidropônica, visando promover o desenvolvimento da agricultura sustentável e econômica no Brasil. Direcionada por seis objetivos sustentáveis, a equipe produzirá um protótipo em menor escala de uma estufa com controle automatizado de umidade e temperatura por meio de um software, buscando aumentar a produtividade, qualidade dos alimentos e reduzir custos de produção.

 

Na terceira posição, consagrou-se a equipe NEMAVISION, com uma proposta de software que identifica micro-organismos que causam danos no solo. Utilizando

inteligência artificial, o projeto tem como objetivo revolucionar o combate de pragas agrícolas ao analisar fotos de amostras do solo em microscópios, identificando e quantificando fitonematóides presentes nos registros. A solução foi desenvolvida com base no ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável.

 

“São projetos incríveis que fazem conexão com temas atuais e promovem uma mudança de mentalidade. Esse projeto torna a cooperativa cada vez mais conhecida e isso se reflete no volume de negócios e no reconhecimento de instituição financeira cooperativa da comunidade, que é o que realmente somos”, comenta Ildo Wilde, diretor executivo da Sicredi Centro Oeste Paulista, que, durante o evento, palestrou sobre os temas inovação e encantamento, além de apresentar o Ciclo Estratégico do Sicredi para os próximos três anos.

 

“Essa é uma das maneiras como devolvemos à comunidade a confiança que deposita em nós. Quando você se associa ao Sicredi, corrobora ainda mais para isso, afinal, aqui no Sicredi não é só cartões, crédito, investimentos ou conta corrente, é ter um parceiro para contar”, finaliza Dr. João Salvi, presidente.

 

Fonte: Sicredi