Começou nesta segunda-feira, 20, o "C-Level Líder Crédito Suíça", fase internacional do programa Líder Crédito SP, customizada para executivos seniores de 40 cooperativas de crédito do estado de São Paulo. Até a próxima semana, o grupo participará de cursos e seminários oferecidos pelo Sistema Ocesp, em parceria com a Universidade de St. Gallen, na Suíça - classificada entre as dez melhores em 2023 no ranking do jornal inglês Financial Times na categoria "Educação Executiva – Cursos Abertos"; e 22º lugar na categoria "Educação Executiva Customizada" entre 75 universidades globais – com propósito de levantar reflexões sobre liderança, inovação, governança e tendências para o cooperativismo de crédito paulista.

 

O Sistema Ocesp está representado pelo superintendente Flavio Bersani; pelo gerente-geral Luis Antonio Schmidt; e pelo consultor regional Ayries Lopes. Está prevista também a participação do presidente Edivaldo Del Grande.

 

.No primeiro dia, foram discutidos aspectos da liderança no denominado mundo VUCA, conceito caracterizado pelos quatro pilares: Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity), abordando estratégias em cenários de constante transformação.
 

Governança nas cooperativas de crédito

 

No segundo dia, 21, os dirigentes cooperativistas participaram do módulo sobre "Governança em Cooperativas de Crédito". O grupo analisou o  case suíço de Raiffeisen, avaliando processos de governança dentro do cenário apresentado. A agenda também contemplou estratégias de direção em cooperativas, promoção da governança e o papel do cooperativismo como força motriz no contexto socioeconômico do país.

 

"Assumindo o papel de tomadores de decisão, os participantes foram desafiados a refletir sobre as principais dificuldades de gestão e os possíveis caminhos para a resolução de problemas. Abordamos a elaboração de estratégias nas cooperativas; a importância e dimensões do Conselho de Administração; modelos de governança corporativa; responsabilidades e futuro da estrutura de governança”, explicou o gerente-geral.

 

Segundo Schmidt, os debates incluíram ainda conceitos relacionados à sustentabilidade, mediação dos impactos das ações de ESG no cooperativismo, além do programa “ESG Coop” do Sistema OCB. No encerramento do dia, houve apresentação sobre as características do cooperativismo na Suíça, permitindo aos dirigentes uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas do modelo de negócio cooperativo no país.

 

O intercâmbio estende-se até o dia 29, incluindo atividades de capacitação e visitas técnicas em Zurich sobre inovação em produtos financeiros, liderança autêntica, entre outros temas, terminando na cerimônia de formatura dos participantes, com entrega oficial de certificados.