Painel Cocred “Mulheres em Foco” teve quase 200 convidadas e debateu, em palestra e dois painéis, o papel transformador que elas exercem nos negócios

 

O crescimento da participação das mulheres no mundo dos negócios foi um dos principais fatores que motivaram a realização de um evento todo voltado a elas. A 2ª edição do Painel Cocred “Mulheres em Foco” reuniu, nesta sexta-feira (27/10), no Auditório 106 do Centro Administrativo Cocred, em Sertãozinho-SP, 200 lideranças femininas, entre cooperadas, colaboradoras e parceiras da cooperativa.

 

O Painel Cocred foi realizado pela primeira vez em 2020. O objetivo é aproximar ainda mais a cooperativa de seus associados, colocando em discussão temas atuais e relevantes para toda a sociedade. A ideia de concentrar esta edição nas mulheres acompanha a representatividade cada vez maior delas em cargos de liderança.

 

As participantes assistiram a uma palestra e dois painéis, que foram mediados pela jornalista e apresentadora da TV Flávia Chiarello, e que promoveram reflexões sobre a atuação feminina no agronegócio e na gestão empresarial, com foco em alto desempenho e em resultados positivos para o desenvolvimento do nosso país.

 

Boas-vindas

 

A abertura do evento, que teve participantes de diferentes perfis, como profissionais liberais, empresárias e empreendedoras, foi feita pelo diretor de Negócios da Sicoob Cocred, Gabriel Pascon, que destacou exemplos de mulheres que protagonizaram o cooperativismo no mundo, no Brasil e contribuíram para a própria história da Cocred, como Victorina Guidi, a única mulher que estava no grupo dos 106 fundadores da cooperativa, em 1969.

 

“Primeiro evento que fazemos especificamente para mulheres. É muito importante para o setor cooperativista valorizar a importância delas em todos os tipos de negócios, seja no agro, no comércio, na indústria, ocupando postos que as colocam como gestoras com grandes diferenciais. Esperamos que essa

 

iniciativa contribua para que elas se aproximem cada vez mais do cooperativismo e transmitam essa cultura para as próximas gerações”, afirma Pascon.

 

Palestra

 

Na sequência, Malu Weber, vice-presidente de Comunicação Corporativa da Bayer no Brasil, palestrou sobre “Liderança efetiva e afetiva”. Dona de uma carreira de sucesso, é a primeira brasileira a ocupar uma cadeira no Conselho Global de Comunicação da multinacional alemã.

 

Também é presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a Aberje, e carrega no currículo diversos prêmios. Entre eles, o PR Scope, em 2019, como um dos cinco executivos mais admirados do país na categoria Comunicação Empresarial, e o Feras da Comunicação Corporativa, agora em 2023, como um dos Top 10 Executivos Brasileiros de Comunicação Corporativa. Malu é, ainda, professora, palestrante, mentora e articulista.

 

“É um momento histórico, em que a Cocred reúne, pela primeira vez, tantas mulheres potentes e homens que apoiam o compromisso de seguirmos em frente nessa jornada de diversidade, o que traz mais lucratividade, mais inovação e perspectivas diferentes para as organizações. No Painel Cocred, vi mulheres muito empoderadas, que estão construindo relações de cuidado, de confiança, por meio de uma comunicação efetiva e afetiva”, declara Malu.

 

Painéis

 

Após a palestra, as presentes participaram de dois painéis sobre o papel transformador das mulheres, no agronegócio e na gestão empresarial. Cada um contou com quatro debatedoras.

 

No primeiro, elas discutiram a influência feminina na gestão de propriedades rurais e empresas ligadas ao agro. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as mulheres são responsáveis por 34% dos cargos gerenciais no segmento. O cenário é confirmado com dados da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), que apontam que 59% das mulheres que atuam na área rural são proprietárias ou sócias e quase 31% são diretoras, gerentes, administradoras ou coordenadoras.

 

As painelistas foram Flávia Lancha, fundadora do Grupo Labareda Agropecuária, um dos três maiores exportadores de cafés especiais do Brasil; Livia Gonçalves de Souza, engenheira agrônoma e produtora rural; Ana Silvia Blanco Araújo, produtora rural e diretora da Associação De Olho no Material Escolar; e Beatriz Biagi Becker, empresária e fundadora do Grupo Beabisa, e idealizadora da Associação de Equoterapia Vassoural.

 

Já o painel sobre gestão empresarial colocou em pauta a participação feminina à frente de empreendimentos. um relatório da consultoria empresarial norte-americana McKinsey demonstra que ter mulheres em cargos de liderança significa desempenho financeiro melhor para 21% das empresas e uma probabilidade 27% maior de criar valor no longo prazo.

 

Em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil alcançou uma marca inédita: 10,3 milhões de mulheres à frente de empreendimentos, o maior contingente da história – o que representava 34% do universo de donos de negócios do país.

 

As painelistas foram Claudia Tonielo, advogada e diretora de recursos humanos do Grupo Viralcool; Camilla Syrio, Sênior Finance Manager da Czarnikow, trading britânica de alimentos e fornecedora de serviços da cadeia de suprimentos; Rosana Amadeu da Silva, diretora administrativa e financeira da Telog Logística e presidente do Centro das Indústrias do Setor Sucroenergético, o Ceise-BR; e Roberta Zinader, empresária e sócia-proprietária da Pisom & Co, marca de calçados que está há mais de 20 anos no mercado de Ribeirão Preto e região.

 

O Painel Cocred terminou com um almoço, em que as participantes puderam confraternizar, comentar os assuntos da palestra e dos painéis, e trocar experiências, pessoais e profissionais, sobre a ampliação da presença feminina no mundo corporativo.

 

Fonte: Cocred