A Identidade em uma Cooperativa Independente foi o tema escolhido para debate entre FNCC e convidados

 

O World Cooperative Management (WCM) 2023, que aconteceu nos dias 16 e 17/10, reuniu mais de duas mil pessoas entre líderes, gerentes e cooperados de todo o Brasil e América do Sul para dois dias de intensa troca de experiências e estratégias no Minas Centro, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais, destacando-se como um ambiente de criação, inspiração e geração de ideias transformadoras para o cooperativismo no Brasil.

 

A Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (FNCC) marcou presença no evento e foi destaque do segundo dia no Cooptech Summit (evento simultâneo ao WCM), participando do painel que abordou o tema "A Identidade em uma Cooperativa Independente". O debate, moderado por Ivo Lara, Diretor Presidente da FNCC, trouxe reflexões profundas sobre a identidade das cooperativas independentes e seu papel transformador na sociedade.

 

Durante o painel, os convidados Marcus Oliveira, Gestor de Negócios da CoopLuiza, e Fabiana Francischini, Assistente Gerencial da Cooperativa Federação do Comércio, Sesc e Senac de SP, ambos de cooperativas associadas à Federação, discutiram questões cruciais para o setor.

 

Ivo Lara, ressaltou a importância das cooperativas independentes no contexto socioeconômico. "As cooperativas independentes possuem um papel importante para seus cooperados e familiares, mas também são transformadoras na sociedade. O orgulho e pertencimento nesse quadro de cooperados é perceptível, o impacto financeiro também é relevante, mas o social é o que realmente faz a diferença. Casos apresentados pelos convidados demonstram o poder dessa transformação”, afirmou Ivo.

 

Após sua participação, Marcus exaltou o papel das cooperativas independentes e destacou a força e união dessas coops. “Participar do painel, juntamente com a Federação, foi uma experiência enriquecedora. Estar no meio onde o cooperativismo de crédito se mostra e está presente falando a mesma língua com tudo e todos é algo bastante relevante. As cooperativas independentes conseguem mostrar sua força e prova disso é ver as associadas engajadas, participando em grande número, nesse megaevento do setor”, comentou o Gestor de Negócios da CoopLuiza.

 

Um evento de ponta

Além dos debates sobre identidade cooperativa, o evento abordou temas como IA, Cultura Fluida e ESG. Palestrantes de renome internacional trouxeram insights valiosos sobre as últimas tendências mundiais e sua aplicabilidade prática.

 

O WCM’23 também foi marcado por sua megaestrutura, com cinco palcos e a inovação de acontecer simultaneamente no mundo real e no metaverso, permitindo a interação presencial e virtual de quase 10 mil pessoas.

 

Para 2024, o evento focará na importância de inserir boas práticas e conhecimento em ESG no ambiente cooperativista brasileiro, promovendo um futuro mais sustentável e inclusivo.

 

Fonte: FNCC