Nesta segunda e terça-feira, 16 e 17, aconteceu, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), o WCM 2023, um dos maiores congressos de liderança e estratégia do cooperativismo brasileiro. O Sistema Ocesp apoiou a participação de 54 cooperativistas paulistas - 35 presencialmente e 19 inscritos na versão online. O grupo, composto em sua maioria por presidentes de cooperativas, está acompanhado do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, dos superintendentes Aramis Moutinho Junior e Flavio Bersani, de oito conselheiros da Ocesp e da gerente de Desenvolvimento Humano, Jamille Nassar.

 

Na tarde desta segunda-feira, as lideranças participaram de um painel sobre educação corporativa em cooperativas. "A educação é fundamental para nos desenvolvermos e para a perenização do nosso movimento. É ela que vai fazer a diferença no desenvolvimento do cooperativismo", destacou Del Grande.

 

Segundo o superintendente técnico executivo do Sistema Ocesp, Flavio Bersani, o WCM é um evento que atua como um despertar para dirigentes cooperativistas. "É um evento muito importante que o Sistema Ocesp vem apoiando nos últimos anos. Um momento importante que permite aos participantes reflexões sob óticas que muitas vezes não são pensadas no dia a dia, como questões tecnológicas, inovação, modelos de gestão e governança", explica.

 

Bersani conta que o evento tem foco em questões atuais da sociedade e possibilita aos dirigentes novos insights e ideias. "É um evento que auxilia no desenvolvimento de pessoas", afirma.
 


De acordo com o diretor do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços na Ocesp, Rogério Antônio Azevedo, o WCM é um evento referência no meio cooperativista, principalmente pela organização, escolha dos temas e palestrantes. "É uma ótima oportunidade de network, troca de experiências, além de nos proporcionar atualização sobre os principais assuntos que envolvem o cooperativismo e inspiração para aplicarmos os conteúdos, dicas, boas práticas e aprendizado em nossas cooperativas", ressaltou.

 

O diretor superintendente do Sicoob UniMais Mantiqueira, Rogerio Sunti, participou neste ano primeira vez. "Foi um evento extraordinário, com abordagens atuais e provocações interessantes para aplicarmos em nossas cooperativas, garantido a sustentabilidade e o fortalecimento do cooperativismo". Sunti destacou também que o WCM tem foco total nas pessoas, no seu desenvolvimento e na realização que o cooperativismo pode proporcionar.