Ação tem o objetivo de revitalizar a Guarda Mirim, entidade que qualifica profissionalmente os jovens em vulnerabilidade social para encaminhá-los ao mercado de trabalho

 

Todos os anos, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP está envolvida com o Dia de Cooperar. Em 2023, os colaboradores das agências de Umuarama (PR) uniram ainda mais forças para a revitalização da ARAM – Associação Regional de Assistência ao Menor, mais conhecida como Guarda Mirim, que qualifica profissionalmente 300 jovens em vulnerabilidade social para encaminhá-los ao mercado de trabalho.


Uma das empresas parceiras é a Estofados e Colchões Hellen, que, por meio da venda de rifas, arrecadou R$ 38.400,00 para doação ao projeto. Flávia Simões de Souza Nágera é coordenadora de SAC e destaca que ficou muito feliz em participar da iniciativa. “A Guarda Mirim desempenha um papel fundamental em nossa cidade e poder contribuir de alguma forma com essa instituição é um privilégio. Ver toda a empresa e os moradores da cidade envolvidos nesse projeto foi algo emocionante. Muitas vezes, quando íamos vender as rifas, as pessoas contavam relatos de parentes e conhecidos que conseguiram o primeiro emprego graças ao trabalho realizado pela Guarda Mirim. Foi gratificante. Essa ação social vai marcar a vida de todos os envolvidos.”


Segundo Walter Murça, que atua como controller, nada mais justo de que todos se empenhem para que a entidade continue firme e forte. “A Guarda Mirim é extremamente importante em nossa cidade, então, esperamos que ela prospere para que mais pessoas possam ter oportunidade no mercado de trabalho. Por isso, é uma honra participar desse projeto encabeçado pelo Sicredi.”


O movimento está sendo organizado pelos colaboradores das três agências do Sicredi na cidade – na Avenida Brasil, na Avenida Londrina e no Shopping Palladium –, pela Quadra 1 Construtora e Incorporadora, e pela Prefeitura Municipal, com o apoio de diversas empresas locais e de pessoas que querem ajudar a fazer um futuro melhor.


Projeto de reforma

Em fevereiro, os organizadores verificaram que a Guarda Mirim funciona com algumas limitações de estrutura. Apesar de todas as dificuldades, a entidade conta com uma equipe de professores, psicólogos e assistentes sociais que trabalham continuamente para que haja a efetiva permanência dos adolescentes, afastando-os de diversas formas de violência e vulnerabilidade social, como consumo de drogas, evasão escolar e vínculos familiares rompidos.
 

Por isso, o projeto visa revitalizar as salas de aula, para que contem com janelas e pisos novos, revisão elétrica e hidráulica, troca de telhado e de nova entrada, instalação de uma quadra de vôlei e de futebol e revitalização da sala de música. O objetivo é que projeto seja finalizado em 12 de outubro, quando é celebrado o dia das crianças.

 

Fonte: Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP