Nesta quarta-feira, 27, foi concluído o intercâmbio do ramo Saúde realizado pelo Sistema Ocesp na Irlanda e Dinamarca. A missão teve como objetivo oferecer conhecimentos e atualização sobre liderança estratégica e tomada de decisão, governança e sustentabilidade, transformação digital e inovação, entre outros. Participaram 26 dirigentes do Sistema Unimed Paulista, acompanhados do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande; do superintende corporativo executivo, Aramis Moutinho Jr.; da coordenadora de Inteligência de Mercado, Lajyárea Barros; e do consultor Samuel Silva. 

 

Após a primeira etapa do intercâmbio, realizada em Dublin, na Irlanda, os participantes foram até a cidade de Copenhagen, na Dinamarca. Nesta segunda-feira, 25, o grupo visitou a Organização Mundial de Saúde (OMS), onde pôde conversar sobre o modelo assistencial, incluindo temas como Atenção Primária à Saúde e Saúde Mental, além de conhecer algumas ações da entidade. "Também visitamos um Câncer Center, cujo foco são os cuidados com pessoas com câncer com uma visão integrada e humanizada, um projeto de parceria público privada", explica Lajyárea Barros.

 

Já no dia 26, foi realizada uma aula de fechamento com o professor da Trinity College Dublin, Michel Flynn, com uma abordagem resgatando o intercâmbio desde o primeiro dia. Por fim, no encerramento, nesta quarta-feira, 27, foi realizada uma avaliação e apresentação sobre o Sistema Ocesp, com considerações dos participantes. "Programas com este formato são sempre muito importantes pois permitem que as lideranças se inspirem em outras realidades, buscando novos conhecimentos e tendo contato com entidades como a OMS", ressalta a coordenadora.

 

"Esta é minha oitava missão e cada uma dela nos mostrou realidades diferentes, agregando valores e conhecimentos para a vida profissional e pessoal. Também nos mostra o quanto somos fortes e proporciona um relacionamento excelente entre os participantes", afirmou o presidente da Unimed Intrefederativa Centro Paulista, dr. Carlos Nogueira. 

 

Segundo a presidente da Unimed Dracena, dra. Paula Fonseca, o intercâmbio proporciona uma pausa operacional para uma reflexão estratégica. "É muito enriquecedor do ponto de vista pessoal, profissional e cultural. Vivenciamos capacitação em liderança, visão estratégica, inovação, intercooperação, governança, além de muitos momentos de networking".

 

O presidente da Unimed Intrafederativa Centro Oeste Paulista, dr. Francisco Soares, considera a missão uma oportunidade de aprender e experenciar a cultura inclusiva de um programa de liderança sobre saúde. "O design instrucional da missão privilegiou aspectos da Liderança, Inovação e Sustentabilidade por meio de metodologias ativas. Novas soluções poderão ser aplicadas e reavaliadas, sempre alinhadas aos objetivos, estratégias e tecnologias", ressalta.

 

"Foi uma experiência muito gratificante, muitos ensinamentos e oportunidade de conhecer duas novas culturas", conclui o presidente da Unimed Fesp, dr. Eduardo Chinaglia, Presidente da Unimed Fesp.