Os produtos de marca própria já estão presentes em 34% das casas brasileiras, segundo uma pesquisa realizada pela NielsenIQ e para o varejo, a estratégia tem se mostrado bastante eficiente. Na Coop, por exemplo, as linhas Coop e Delícias da Coop, que hoje envolve cerca de 800 produtos, estão completando 26 anos e para marcar a data, até o dia 30 de setembro, acontece em toda a rede o Festival de Marcas Próprias, com várias promoções.

A linha da marca Coop alcança cerca de 300 itens, divididos em 14 categorias. A gerente comercial Diana Queirós Santos detalha que o guarda-chuva da marca Coop abraça desde os essenciais commodities, como arroz, feijão e café, até materiais de higiene e alimentos para pets.

Os itens são produzidos por 60 empresas, selecionadas criteriosamente e encarregadas de garantir um rígido padrão de qualidade em cada etapa do processo por meio de análises técnicas e sensoriais. Entre os mais pedidos pelos clientes estão o feijão, ovos, açúcar e sorvetes, especialmente o de sabor Lambada, que bate em vendas renomadas marcas do setor.

Já a linha Delícias da Coop, produzida na Central de Panificação Coop, instalada na cidade de Mauá, soma 490 itens e entre os preferidos estão pão francês, panetone, vasta linha de pães e de bolos, além de sobremesas.

Para a gerente, o sucesso dos produtos de marca própria da Coop está sustentado na qualidade da matéria-prima empregada, oferecida a preços mais baratos comparados aos das marcas tradicionais. A rastreabilidade do fornecedor, a padronização dos produtos e a credibilidade da Coop também estão envolvidos no processo de aceitação.
 
Fonte: Coop