Evento realizado na última quinta-feira (17), redesenhou os caminhos da associação de caráter civil e sem fins lucrativos

 

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 17 de agosto, na Unimed Marília, o novo estatuto da Associação de Mulheres Unimed (AMU) – que hoje tornou-se Associação Mobiliza Unimed - foi oficialmente finalizado.

 

O processo de atualização foi desenvolvido de forma coletiva, colaborativa e resiliente por 17 meses, alcançando aprovação e vigor. Até a chegada desse momento, foram promovidas reuniões e oficina de Design Thinking, onde várias ideias inovadoras foram propostas e serão desenvolvidas para serem futuramente implementadas.

 

Diante do cenário em que a sociedade vive, as demandas oriundas da pandemia desafiaram a Diretoria da AMU, trabalho desenvolvido com caráter civil e sem fins lucrativos, a mapear tendências e dimensionar a importância de fomentar o desenvolvimento individual e coletivo, que promove transformações e novas soluções.

 

A partir do porquê encarar essa experiência, foi decidido revisitar a história da associação, das trilhas percorridas, aprimorar o conhecimento e investir em estratégias assertivas, voltadas às necessidades da instituição, para além do projeto Vida Iluminada.

 

A equipe seguiu em frente com participação ativa, identificação com valores do cooperativismo e assumiu compromisso com a reforma estatutária. Com a atualização, a AMU passa a chamar-se Associação Mobiliza Unimed e tem como objetivos:

 

· Promover ações educacionais, socioambientais, culturais e científicas

· Fomentar a integração e intercooperação entre as Unimeds e outras instituições

· Desenvolver, estimular e manter atividades educacionais, socioambientais, culturais e científicas de apoio às Unimeds, que integram à Unimed Centro-Oeste Paulista – Federação Intrafederativa das Cooperativas Médicas, além de incentivar o desenvolvimento local e regional

· Proporcionar a integração e o engajamento dos cooperados, colaboradores e seus familiares em ações educacionais, socioambientais, culturais e científicas

· Apoiar a promoção e a disseminação da educação cooperativista

· Contribuir para o fortalecimento do modelo de negócio cooperativo

· Colaborar com o desenvolvimento da sociedade e comunidades, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas) e ESG (Enviroment, Social and Governance) da Política da Unimed Brasil

· Favorecer a inclusão de pessoas considerando a diversidade, nos termos da lei

 

Para efetivar os objetivos serão constituídos comitês, de acordo com as necessidades de estudos, pesquisas, planejamento e elaboração de propostas ou projetos, mediante aprovação da Diretoria Executiva.

 

Inicialmente, serão criados os seguintes comitês:

· Comitê de Planejamento Estratégico

· Comitê de Educação

· Comitê de Desenvolvimento de Projetos Socioambientais

· Comitê de Cultura

· Comitê Científico

· Comitê de Obras e Patrimônio

· Comitê Jurídico

· Comitê de Comunicação

 

Também poderão ser criados comitês específicos e transitórios de acordo com as necessidades da AMU.

 

Fonte: Unimed Marília