Nesta segunda-feira, 14, o Sistema Ocesp deu início ao VI Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paulista. A primeira etapa foi realizada em Ribeirão Preto e registrou mais de 80 dirigentes cooperativistas. Esta edição teve como foco apresentar a devolutiva do Planejamento Estratégico para o quadriênio de 2023 a 2026 e abordar a Reforma Tributária e seus impactos para as cooperativas.

 

O evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, e de autoridades políticas apoiadoras do cooperativismo. Representando a Frencoop Nacional, estiveram presentes os deputados Arnaldo Jardim (presidente) e Vitor Lippi (coordenador tributário). A recém-constituída Frencoop Paulista foi representada pelo seu presidente, o deputado Helinho Zanatta. 

 

“Poucas vezes vimos o cooperativismo de São Paulo ter esse protagonismo no âmbito da política nacional. Hoje temos a presença de representantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista e Nacional e de líderes cooperativistas profundamente dedicados e engajados nesse movimento de inclusão social ‘na veia’. Abordamos assuntos de significativa relevância, com ênfase no planejamento estratégico, que direciona as estratégias do Sistema para nossas cooperativas; e a Reforma Tributária para entendermos como as mudanças e desdobramentos poderão impactar nosso negócio”, salientou o presidente Del Grande, na fala de abertura.

 

Atuação política

 

O deputado Helinho Zanatta afirmou que as cooperativas são a porta de entrada e de inclusão socioeconômica, especialmente para pequenos empreendedores, e destacou a importância da atuação política. “Nas cooperativas, muitas vezes, focamos muito bem nas atividades operacionais e nos esquecemos de atuar politicamente, fator que o presidente Del Grande destaca tão bem e tem mostrado a importância de aproximar a política das cooperativas, somando forças com entidades governamentais”.

 

Segundo o deputado Arnaldo Jardim, o cooperativismo tem a função de unir práticas que trazem mudanças para a sociedade, principalmente no momento de retomada do desenvolvimento econômico. “Acredito que o recurso que passa pelo cooperativismo é automaticamente aplicado na sociedade. Nesse sentido, o movimento precisa ser eficiente, ganhar escala, buscar e disponibilizar os melhores profissionais. Oferecer responsabilidade social e sustentabilidade, mas também competitividade, integração e resultados econômicos”.

 

Reforma Tributária 

 

O deputado Vitor Lippi participou do painel “O Cooperativismo e a Reforma Tributária”, explorando os impactos da reforma ao considerar o adequado tratamento tributário às sociedades cooperativas. “O cooperativismo é modelo que deu certo. É a agenda positiva do Brasil. Neste mundo que é tão competitivo, a solução é sermos mais cooperativos; e é isso que esse encontro tão importante vem demonstrar: quanto mais organizados e melhor representarmos nós estivermos, mais fortes seremos”.

 

As gestoras do Sistema OCB, Fabíola Motta (Gerente Geral) e Ana Paula Andrade Ramos (Assessora Jurídica) também integraram o painel sobre a Reforma Tributária, esclarecendo dúvidas sobre a tramitação da (PEC) 45/2019, que segue para análise do Senado.

 

Planejamento Estratégico

 

Outro destaque do encontro foi a apresentação da devolutiva do Planejamento Estratégico do Cooperativismo Paulista pelos gestores do Sistema Ocesp, construído de forma participativa a partir dos seminários realizados com as lideranças das cooperativas em 2022 e 2023. O objetivo foi discutir a agenda estratégica referente ao quadriênio 2023-2026, reavaliando produtos e serviços colocados à disposição das cooperativas, traçando diretrizes e metas para os projetos e programas destinados ao desenvolvimento do cooperativismo no estado de São Paulo.

 

O panorama geral do planejamento estratégico foi apresentado pelo superintendente técnico executivo, Flavio Bersani, e os tópicos voltados às relações institucionais e governamentais foram abordadoa pelo assessor institucional, Ricardo de Saboya.

 

Os participantes também tiveram a oportunidade de entender mais sobre a atuação dos Vogais que representam o cooperativismo paulista na Jucesp por meio da apresentação do superintendente executivo corporativo do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Júnior, que compartilhou as expectativas para a nova gestão da Junta Comercial, com foco na otimização de processos e atendimento às especificidades das sociedades cooperativas na legislação.

 

As próximas cidades a receber o VI Encontro de Lideranças serão Marília, no dia 18 de agosto; e São Paulo, no dia 21 de agosto. Para se inscrever, acesse aqui!