Acontece, entre 23 e 26 de julho, em Vancouver, no Canadá, a Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução), maior evento de cooperativismo de crédito do mundo. O Sistema Ocesp está presente, representado pelo superintendente executivo corporativo, Aramis Moutinho Jr.

 

São cerca de 60 países envolvidos no evento e a expectativa é reunir aproximadamente 3 mil participantes de todo o mundo. O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo está representando por mais de 300 lideranças dos sistemas organizados, além de representantes de cooperativas independentes e do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop)."O Estado de São Paulo está representado por 17 cooperativas, junto com diversas do Paraná, Minas Gerais, entre outros", enfatiza o superintendente.

 

A programação deste ano está recheada de palestras relacionadas à agenda ESG (cuidado ambiental, respeito social, boa gestão), ambiente regulatório das cooperativas de crédito em diferentes nações, gestão de riscos, inteligência artificial, atração do público jovem e lideranças femininas dentro do movimento. "Na palestra magna, foram apresentados alguns pontos sobre como o mundo deverá se tornar ainda mais digitalizado, descarbonizado e desglobalizado", ressalta.

 

O superintendente destaca que a contabilidade financeira também foi apresentada como fundamental para a perenidade dos negócios cooperativos. "As cooperativas de crédito precisam estar atentas à contabilidade financiera, que é o que garante a sustentabilidade do negócio".

 

Segundo Moutinho, a participação do Sistema Ocesp no evento é de muita importância. "Nossa presença é muito forte e é um espaço de troca em que podemos desenvolver a intercooperação. Neste primeiro dia, já auxiliamos em dois casos de parcerias entre cooperativas", conclui.

 

(Com informações de Sistema OCB)