Nesta segunda-feira, 24, aconteceu em Bebedouro a abertura da Coopercitrus Expo 2023, que tem "A Casa do Cooperado" como tema desta edição. O Sistema Ocesp esteve presente representado pelo assessor de Relações Institucionais, Ricardo Saboya. Participaram da abertura o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o prefeito de Bebedouro, Lucas Seren; o deputado federal e presidente da Frencoop Nacional, Arnaldo Jardim; o deputado estadual e membro da Frencoop-SP, Sebastião Santos; entre outras lideranças políticas e cooperativistas; além dos anfitriões Matheus Marino, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, e Fernando Degobbi, presidente executivo da Coopercitrus.

 

Na abertura, Degobbi e Marino salientaram que o tema "A Casa do Cooperado" foi escolhido pois a intenção deste ano é trazer a família do produtor para perto. "Um dos temas que será abordado ao longo do evento é a sucessão, por exemplo. E também a mulher como liderança do negócio ou a mulher que apoia o negócio. Toda a família envolvida para tratar da sucessão nas cooperativas agro", explica Saboya. 

 

Em sua fala, o governador Tarcício de Freitas destacou a importância do cooperativismo em São Paulo, disse ser um modelo de negócios que garante benefícios aos pequenos e médios produtores e que seu governo tem o compromisso de auxiliar cada vez mais no crescimento das cooperativas. Freitas também destacou a importância de se fortalecer cada vez mais o setor agropecuário no Estado e o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). "Tanto para subsidiar juros de crédito rural, quanto para subvenção do seguro rural", detalha o assessor do Sistema Ocesp. 

 

No período da tarde, foi realizado o painel da Agenda Cooperativista, “Fortalecendo o Campo: Desafios e Oportunidades no Financiamento Rural". A abertura contou com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do deputado Arnaldo Jardim e do presidente Matheus Marino.

 

Freitas destacou a necessidade do cooperativismo brasileiro entender cada vez mais as transformações da sociedade para se adequar corretamente. "Segundo ele, essas profundas transformações são oportunidades para o sistema cooperativista mostrar sua potência e contribuir com melhorias", conta Saboya. 

 

Já o deputado Arnaldo Jardim lembrou da importância do trabalho desenvolvido pela Frencoop Nacional em Brasília, com destaque para a defesa do Ato Cooperativo na Reforma Tributária, além da atuação da Frente na difusão e promoção do cooperativismo.

 

Após a abertura, o painel recebeu o coordenador técnico do Ramo Agropecuário da OCB, João Pietro, que debateu questões do financiamento rural com líderes da Coopercitrus e Credicitrus.