Nesta terça-feira, 27, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma solenidade em comemoração à Semana do Cooperativismo, presidida pela vereadora Sandra Santana e realizada em parceria com a Ocesp e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). O objetivo é debater o cooperativismo na cidade, com foco na geração de renda e no desenvolvimento econômico de cooperativas, bem como seus impactos na sociedade paulistana.

 

O encontro contou com a participação do presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande. Ele destacou o papel e influência das cooperativas na inclusão social. “Em uma cidade do tamanho da nossa, onde há muitos problemas sociais, o cooperativismo pode ser uma ferramenta muito importante. Através dessa inserção que a Câmara está nos proporcionando, nós podemos ampliar esse movimento, que faz todo sentido para o pequeno empreendedor, e fazer mais pela nossa cidade”, comentou.

 

“[O cooperativismo] é um modelo de negócio incrível em que não existe algo como ‘alguns ganham e outros perdem’. No cooperativismo, todo mundo ganha. Através da Câmara Municipal, do Executivo, precisamos fomentar e incentivar cada vez mais esse modelo de negócio que tem ajudado a transformar tantas vidas”, afirmou a vereadora.

 

Mesa solene

 

Além do presidente Del Grande e da vereadora Sandra Santana, fizeram parte da mesa a secretária da SMDET, Aline Cardoso; o presidente da Comissão do Cooperativismo da OAB SP, Costantino Savatore; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, José Aparecido Maion.

 

A secretária Aline Cardoso comentou sobre o apoio do Poder Público ao cooperativismo em todos os setores e salientou a importância das cooperativas de reciclagem. “Em abril deste ano, um decreto passou as cooperativas de reciclagem para responsabilidade da Secretaria do Trabalho. Isso é motivo de grande alegria e de grande responsabilidade. Na cidade de São Paulo, as cooperativas de reciclagem têm um papel muito importante. Por outro lado, elas ainda não têm o tamanho que deveriam ter. A gente assumiu uma responsabilidade grande e que precisa crescer mais”. A secretária ainda lançou um desafio. "Vamos firmar o desafio de cada um trazer mais uma pessoa para o cooperativismo", completou.

 

Desde 2019, a Semana Municipal do Cooperativismo faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo. A iniciativa foi criada por meio do projeto de lei nº 676/2018, idealizado pela secretária Aline Cardoso (SMDET) e pelo prefeito Ricardo Nunes, na época, vereadores da cidade de São Paulo. Foram também precursores do programa “SP Coopera”, que busca promover a cultura cooperativista, incentivando a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural. 

 

Voto de Júbilo e Frente Parlamentar

 

Durante a solenidade, a Ocesp recebeu, por meio da vereadora Sandra Santana, o Voto de Júbilo aprovado em Plenário. Houve ainda a assinatura do Protocolo de Intenções para Estimular Ações para Formação e Fortalecimento de Grupos Cooperativistas no Município de São Paulo, uma parceria entre SMDET e Ocesp.

 

Também foi anunciado o protocolo e tramitação do PR (Projeto de Resolução) 26/2023, que cria a Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara Municipal de São Paulo. A Frente tem por intuito proporcionar um atendimento privilegiado ao setor cooperativista, tanto na realização de debates que visem ao aperfeiçoamento do cooperativismo na cidade de São Paulo, como na implementação de pleitos que incentivem o desenvolvimento do movimento cooperativista na economia.

 

Homenagens a cooperativas

 

Assim como na solenidade de anos anteriores, houve homenagens às cooperativas que atuam na capital paulista:


• Cooperativa de Trabalho Percursos Idiomas;    


•  CPT – Cooperativa Paulista de Teatro;


• Cooperativa de Reciclagem Crescer – Cooperativa de Trabalho em Produção de Reciclagem e Beneficiamento;


• Rádio Táxi Vermelho e Branco – Cooperativa Mista de Trabalho dos Motoristas Autônomos de Táxi Especial de São Paulo;


• Sicoob Coopmil – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Policiais Militares e Servidores da Secretaria dos Negócios da Segurança Pública do Estado de São Paulo;


• Unipsico de São Paulo – Cooperativa de Saúde e de Trabalho em Psicologia.

 

Confira a reportagem da Rede Câmara com os destaques da solenidade: