Nesta quinta-feira, 29, os participantes do intercâmbio do ramo Crédito na Alemanha visitaram a cooperativa central DZ Bank, na cidade de Düsseldorf. "Diferentemente do Brasil, na Alemanha existe apenas uma Cooperativa Central, que aglutina todo o cooperativismo de crédito alemão", explica o gerente Luis Antonio Schmidt.



O grupo pôde entender melhor como a central atua com as singulares em relação a operações de crédito, relacionamento com clientes, análise de risco, entre outros. "Além disso, foi um aprendizado sobre a forma de organização do cooperativismo aqui, que permite aos participantes fazerem um paralelo de suas centrais e singulares em relação ao modelo alemão", conclui o gerente.

 

No período da tarde, o grupo participou de um World Café com futuros líderes cooperativistas alemães. "Foi uma oportunidade de conversar com futuros dirigentes, entender suas realidades e também de apresentar o cooperativismo de crédito brasileiro e a forma como nos organizamos", relata o gerente geral do Sistema Ocesp, Luis Antonio Schmidt. 


O grupo brasileiro apresentou o Sistema Cooperativo de Crédito do Brasil e como atuam as cooperativas centrais e singulares.