Durante todo o mês de maio, o Serviço de Controle de Infecção (SCIH), em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente, visitou todos os setores do Hospital Unimed Regional Jaú (HURJ) tendo como objetivo reforçar a técnica correta e os cinco momentos de higienização das mãos.

 

Na oportunidade, foi entregue uma tag que continha o passo a passo da técnica e o panfleto da campanha “Higienizar as mãos é uma ação do coração”, que o Hospital realizou em parceria com a Zentys.

 

De acordo com a coordenadora da SCIH, Gabriela Carreiro da Silva, maio foi o mês escolhido, pois comemora-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos (05 de maio) e o Dia do Controle de Infecções Hospitalares (15 de maio).

 

“As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) estão entre as maiores causas de morte e aumento da morbidade dos pacientes hospitalizados. Entre as principais causas de IRAS estão a falta de higienização das mãos, uso indiscriminado de antibióticos e as quebras dos protocolos assistenciais. Por isso, trabalhamos em conjunto com a equipe assistencial, para orientação da importância da higienização das mãos”, afirma a especialista.