A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), vinculada à Secretaria de Agricultura de São Paulo, alcançou um marco importante na última sexta-feira, 26 de maio. A instituição conquistou o título de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para a cadeia do leite.
 
Essa conquista foi oficializada pela Portaria SDA nº 547, publicada em 18 de março no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. O documento reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo (SISP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que é parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).
 
Essa conquista é fundamental, pois além de corrigir algumas distorções, abre caminho para que os produtos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção de São Paulo possam ser comercializados em todo o território nacional, o que aumenta significativamente a competitividade dos produtos paulistas.
 
Para obter o selo de equivalência e poder estampar o selo do SISB em seus produtos, os estabelecimentos que atualmente são registrados no SISP precisam manifestar sua intenção ao serviço de inspeção estadual. O Artigo 2º da legislação estabelece que o escopo de adesão do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo será habilitado no sistema eletrônico de cadastro de serviços de inspeção, conhecido como e-SISBI/SGSI.
 
Para mais informações sobre o cadastro e adesão, as empresas interessadas podem acessar o site.

 

Em caso de dúvidas, solicite apoio dos nossos consultores do ramo Agropecuário Armando Sugawara ou Sinohe de Oliveira pelo e-mail relacionamento@sescoopsp.coop.br