Por meio de ações culturais, esportivas e sociais, a Coop em seus 68 anos de existência, sempre exerceu com maestria o seu compromisso e comprometimento com a comunidade onde possui unidades de negócio, além de incentivar e praticar os valores cooperativistas.

E, para ampliar ainda mais a sua atuação, a plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem está com inscrições abertas para projetos via leis de incentivo, que estejam relacionados com a cidadania, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

“A Coop entende que o apoio a projetos culturais e esportivos contribui com a transformação e integração da comunidade, além de ser uma forma de reforçarmos ainda mais a consciência, que é um dos atributos da nossa marca. Por isso, criamos um banco contínuo de projetos e, a cada mês que a Secretaria da Fazenda liberar o valor do ICMS, selecionaremos um projeto para realizar o aporte”, explica a coordenadora de Responsabilidade Social, Luciana Benteo.

Quem tiver algum projeto aderente às áreas de educação, diversidade, profissionalizante, cultura, esporte, consumo consciente, gestão de resíduo ou meio ambiente, poderá fazer a inscrição por meio do link: https://bit.ly/CoopPatrocinio

Em 2022, A Coop beneficiou quatro projetos com recursos totais de R$ 986 mil, captados por meio de incentivos fiscais. Um deles foi o Seci no Tatame. Com verba assegurada pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (PIE), a Coop foi uma das patrocinadoras da construção da academia de arte marciais do instituto Seci, em Santo André. A estrutura, com 400 m² de área construída, já atende 300 crianças e adolescentes da comunidade do Parque Capuava com aulas de judô, caratê e jiu-jítsu no contraturno escolar.

Também por meio da lei PIE, a Coop apoiou o projeto do Instituto Brasileiro de Inclusão Sociocultural (IBISC), que promove aulas gratuitas para crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, portadores de deficiência física. A iniciativa atua em três modalidades esportivas: vôlei sentado, atletismo e basquete em cadeira de rodas, todas incluídas no programa paralímpico.

Incentivado pela Coop e aportado pelo Proac (Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado), o Projeto Locomotiva, de Santo André, atende 450 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, por meio do ensino gratuito de música. Muitos dos 2 mil alunos que já passaram por lá desde 2008, quando foi criado, fizeram carreira e vivem da música, já que um dos eixos da instituição é a educação profissionalizante.

O outro projeto beneficiado pela Coop no ano passado foi o de Conservação de Obras de Arte em Espaços Públicos. Com aporte do Proac, o trabalho prevê 12 obras instaladas em três linhas e cinco estações do Metrô de São Paulo.

 

Fonte: Coop