No dia 05 de maio foi celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data tem o objetivo de unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo para a prevenção de várias doenças virais e bacterianas, além de infecções respiratórias, que podem ser transmitidas por tosse ou espirro, que são frequentemente propagadas através de mãos contaminadas.


 
Este ano a campanha estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) teve como tema: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade”.


 
Com isso, o Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do Hospital Unimed Araçatuba (HUA), realizou nos setores de assistência médica um pit stop educativo, reforçando a importância dessa ação simples, porém, tão valiosa para a saúde dos pacientes.


 
Através de um painel móvel, utilizando como base os “5 momentos de Higiene de Mãos”, preconizados pela ANVISA, os profissionais tinham que ordenar os momentos para Higiene de Mãos, relacionando-os com as imagens de acordo com as etapas do processo. A intenção de reforçar os “5 Momentos de Higiene de Mãos” com os profissionais assistenciais foi uma forma de enfatizar as oportunidades para higienização das mãos durante a assistência prestada ao paciente. Ao final de cada ciclo de atividades, os participantes ganhavam uma séria de brindes como forma de premiação, incluindo frascos de álcool em gel.


 
Para o diretor administrativo do HUA, é preciso sempre reforçar procedimentos essências e imprescindíveis quanto a lavagem de mãos no ambiente hospitalar. “Trata-se de um processo contínuo e ininterrupto de informação e aprendizado. É preciso sempre reforçar o básico para que possamos ter êxito em todo o restante”, enfatiza Dr. Flávio Garbelini.

 

Fonte: Unimed Araçatuba