Neste mês está sendo celebrado o Maio Amarelo. O movimento foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade em relação ao alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo.

 

Como parte das ações institucionais internas, voltadas a prevenção e segurança no trânsito, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA) em parceria com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMET) da Unimed Araçatuba, organizou um ciclo de palestras ministradas por policiais militares do 20º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba.

 

Durante o bate-papo, os profissionais abordaram diversos assuntos sensíveis relacionados ao tema e, principalmente, sobre a valorização da vida. Enfatizaram sobre a importância da direção defensiva, a obrigatoriedade de respeitar os limites de velocidade das vias e do conhecimento sobre as sinalizações viárias.

 

Outro ponto focado, foi sobre as condições ideais e adequadas para conduzir os veículos, as verificações periódicas relacionadas as manutenções preventivas, a tolerância zero para o consumo de bebida alcoólica e a proibição do uso de celular ao volante.    

 

Houve também a participação de um colaborador, que compartilhou um testemunho real com detalhes de uma experiência que vivenciou durante um acidente de trânsito.

 

Para o engenheiro de segurança do trabalho da Unimed Araçatuba, a segurança é um tema inegociável que precisa estar sempre em destaque. “Faz parte da nossa cultura de segurança prever situações de perigo, antes mesmo que elas aconteçam. Por isso, realizamos periodicamente treinamentos e ações para levar conhecimento e informação aos colaboradores”, comenta Leandro Urtado Iquizatti.

 

Fonte: Unimed Araçatuba