Na última sexta-feira, 5 de maio, o Sescoop/SP realizou a formatura da Turma 30 do Programa Aprendiz Cooperativo, que contou com aprendizes das cooperativas Aurora, Sicoob Cecres e Sicoob Coopmil. O evento, realizado na sede da Fipecafi, recebeu alunos e familiares, além da gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/SP, Jamille Nassar, e da equipe de instrutores do programa, que acompanhou os aprendizes ao longo dos 14 meses de capacitação.

 

 

"A experiência de entender como funciona uma cooperativa e um ambiente organizacional é muito enriquecedora para os jovens, que aprendem muito e ficam preparados para entrar no mercado de trabalho. Sei que todos aqui enfrentaram desafios ao longo do curso e agora é o momento de celebrar", declarou Jamille durante a abertura da cerimônia.

 

 

Na opinião da analista de Trade da Aurora, Marcia Rosana Ribeiro, o Aprendiz Cooperativo é muito importante por oferecer direcionamento e estabilidade, tanto para os jovens aprendizes quanto para suas famílias. "Nós percebemos que as famílias têm muita insegurança neste momento de soltar os filhos para a vida, de como eles serão tratados, e o programa dá orientação e segurança. Para nós, profissionais, é fundamental também saber que os alunos estão recebendo uma base teórica, que estão sendo orientados pelo Sescoop/SP e que isso também vai auxiliar no dia a dia de trabalho nas cooperativas", afirma.

 

 

Segundo a assistente de Recrutamento e Seleção na Aurora, Fernanda Montarino, participar do programa é um processo de construção para a cooperativa para os aprendizes. "Os jovens entram inseguros e com muitas incertezas e saem do programa fortes, independentes e cheios de conhecimento e identificação com o cooperativismo, prontos para uma carreira".

 

 

Para a cooperativa, de acordo com Fernanda, o programa é pensado para a retenção de talentos. "Nós olhamos para os aprendizes já pensando em quem vamos reter. E é também um um programa de desenvolvimento para os gestores que atuam diretamente com os jovens".

 

 

A coordenadora de filial do Sicoob Coopmil, Gabriela Martins, considera o programa fundamental para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. "É muito difícil encontrar uma primeira oportunidade e ter um programa que abre essa porta é essencial. Além disso, eles aprendem a prática e a teoria. É um despertar para o mundo, uma oportunidade de buscar o que eles gostam, encontrar identificação e planejar uma carreira e crescer profissionalmente", conclui.