Na manhã desta terça-feira, 18, o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, encontrou-se com a pré-candidata a deputada federal Flávia Lancha. Formada em Letras, com pós-graduação em Administração Rural e Gestão de Pessoas, Flávia é empresária rural em Franca, no ramo de café.

 

Conhecida pela qualidade de seu trabalho, Flávia enveredou-se também pela política. Em 2016, concorreu a prefeita de Franca, com uma estreia impressionante: terceiro lugar no primeiro turno, com quase 30 mil votos. Pelo desempenho nas urnas, foi convidada a assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

 

Em 2020, voltou a concorrer a prefeita e melhorou ainda mais o resultado: ganhou o primeiro turno com mais de 35 mil votos, mas perdeu no segundo.

 

Flávia Lancha é cooperativista, com ligações próximas a muitas cooperativas, principalmente do ramo agro. É cooperada da Coopercitrus e já foi da Cocapec. Na luta contra o aumento de ICMS sobre a produção de alimentos, no início de 2021, ela estava entre os agricultores que se mobilizaram em mais de 200 municípios paulistas.

 

 

Durante a conversa com Del Grande, ela lembrou que, em 2017, estiveram juntos na abertura do Sincafé, na Cocapec. “A política atravessa o dia a dia das cooperativas, muitas vezes com projetos negativos aos nossos negócios. Precisamos que as cooperativas engajem-se mais no processo eleitoral”, ressalta Del Grande, acrescentando sobre a pré-candidata: “É desse tipo de candidata que precisamos. Alguém que conheça o cooperativismo e possa reforçar a nossa representação no Congresso Nacional”. Também participaram do encontro o assessor de Relações Institucionais da Ocesp, Ricardo Saboya, e a assessora da pré-candidata, Célia Ferracioli.