O cooperativismo é um modelo de negócio em que pessoas com interesses semelhantes se unem para colaborarem juntas. Numa cooperativa, todos os cooperados são considerados “donos” do negócio. Dessa forma, as decisões são tomadas em conjunto por meio de assembleias e os resultados são distribuídos aos cooperados de acordo com sua contribuição.

Mais do que ser apenas um modelo de negócio, o cooperativismo também pode ser definido como um movimento social e econômico, de união de forças, com o intuito de alcançar objetivos e prosperar em conjunto. Assim, muitas cooperativas têm investido em criar soluções que vão além dos serviços que prestam regularmente. É o caso do Sistema Ailos, união de 13 cooperativas que atuam exclusivamente em áreas urbanas do sul do Brasil, criando o Progrid, programa de educação gratuito e aberto a todos.
 

A ideia de criar uma plataforma gratuita de Educação pelo Sistema Ailos surgiu do compromisso em proporcionar acesso à educação de qualidade, tanto para os cooperados quanto para a comunidade em geral, de forma acessível e conveniente. “Reconhecemos a importância da educação como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos cooperados e para o fortalecimento das comunidades onde atuamos”, confirma Roberta Caldas, presidente da Transpocred, uma das cooperativas que faz parte do Sistema Ailos.
 

Desde 2002, o sistema vem promovendo iniciativas educacionais presenciais, oferecendo uma ampla gama de eventos, cursos, palestras, peças teatrais e encontros de negócios em diversos eixos temáticos. A partir de 2016, os conteúdos começaram a ser disponibilizados, também, em uma plataforma on-line. Entre os principais cursos do Progrid, estão os de educação financeira, pessoal e empresarial, de cultura e competências profissionais. O programa já teve mais de 5 milhões de participantes nestes vinte e dois anos. Só de participações da Transpocred nos últimos 5 anos, foram 95.660.
 

Todo o processo para colocar o programa no ar foi trabalhoso, conta Roberta, “desde a conscientização das pessoas sobre a importância dos temas abordados até a logística de execução”. Mas, na visão da presidente, é um trabalho fundamental para promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos cooperados e da comunidade em geral, alinhado aos princípios e valores do cooperativismo. “Reconhecemos que, além de oferecer soluções financeiras, as cooperativas têm um papel importante em apoiar o crescimento e a prosperidade das pessoas e das comunidades onde estão inseridas”, comenta a executiva.
 

Essas ações não apenas fortalecem os laços entre os cooperados e a cooperativa, mas também demonstram como o cooperativismo é uma ferramenta poderosa para promover a economia local e o desenvolvimento coletivo. “Ao investir no autodesenvolvimento e no crescimento das pessoas, contribuímos para criar comunidades mais resilientes, prósperas e sustentáveis, criando um futuro mais próspero e equitativo para todos”, reforça Roberta.

_______________________________________________________________________

Roberta Caldas é formada em Administração, atua como presidente da Cooperativa de Crédito dos Empresários e Empregados dos Transportes e Correios do Sul do Brasil e trabalha, desde 2006, junto aos cooperados ligados ao ramo de Transporte e suas áreas relacionadas.

 

Fonte: Ailos