A Unimed Botucatu possui um setor inteiro voltado para as necessidades dos beneficiários/pacientes, que se mantem em constante atualização e aprimoramento. Trata-se da Ouvidoria. O trabalho em janeiro deste ano foi intenso e já rende bons frutos.

 

Coordenada por Tais Lacerda, sob a supervisão do médico ouvidor, Dr. Osiris Esteves Pinto, a Ouvidoria visitou o Procon na cidade de Botucatu. “Nossa intenção é estreitar os laços de comunicação com o órgão, que tem como objetivo equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores”, explicou Tais.

 

Durante a visita, além da troca de contatos habitual, também foram discutidas situações em que os consumidores de plano de saúde podem recorrer à Ouvidoria e ao Procon. “A Ouvidoria da Unimed Botucatu considera essencial estabelecer esse relacionamento para melhor atender nossos beneficiários”, finalizou a Ouvidora.

 

LGPD

Ainda no primeiro mês do ano, a Ouvidoria da Unimed Botucatu promoveu uma palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ministrada pelo Dr. Higor Alexandre Pavoni Gomes, médico responsável pela área na singular. Aberta a todos os colaboradores da Cooperativa, o trabalho teve como objetivo fortalecer a conscientização sobre a LGPD na área da saúde.

 

A LGPD entrou em vigor em 2020 e é responsável por regular a proteção de dados no território nacional, disciplinando como as organizações públicas e privadas devem captar, manter e usar os dados pessoais de seus usuários, estabelecendo critérios mínimos de segurança da informação, bem como, os meios de fiscalização para garantir sua efetividade.

 

O Dr. Higor informou que esse trabalho terá continuidade com a realização de outras palestras para capacitação e atualização de todo o quadro funcional da Unimed Botucatu.

 

Multiplicação - Para desempenhar melhor suas funções, a Ouvidoria também realizou a primeira reunião de multiplicadores, com colaboradores da Operadora, do Complexo Hospitalar e demais serviços próprios da Unimed Botucatu. O grupo será responsável por disseminar o papel e a forma de trabalhar da Ouvidoria e também por informar e estimular o uso dos canais de comunicação disponíveis. Inicialmente 50 colaboradores foram selecionados como multiplicadores.

 

Ouvidoria

A Ouvidoria tem por objetivo acolher as manifestações dos beneficiários, tais como elogios, sugestões, consultas e reclamações, de modo a tentar resolver conflitos que surjam no atendimento ao público, e subsidiar o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da Cooperativa, buscando sanar eventuais deficiências ou falhas em seu funcionamento.

 

Fonte: Unimed Botucatu