O presidente do Sistema OCESP, Edivaldo Del Grande, compareceu ontem (5 de fevereiro) à FIESP para a reunião do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) e, na sequência, para o lançamento da biografia do líder cooperativista Roberto Rodrigues.

 

O auditório da FIESP ficou lotado com a presença de amigos de Roberto Rodrigues, principalmente cooperativistas e representantes do agronegócio. No cooperativismo, Roberto foi presidente da Coplana, cooperativa de Guariba-SP, da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e o único presidente não-europeu da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), quando teve a oportunidade de defender e difundir o cooperativismo no mundo, visitando 79 países.

 

Comandou também várias entidades ligadas ao agro. No Executivo, foi secretário de estado de Agricultura de São Paulo e ministro de Agricultura. Lecionou na Unesp de Jaboticabal e foi o criador do núcleo de agronegócio da FGV. Hoje, é embaixador do cooperativismo para a FAO (ONU).

 

A biografia, intitulada “Roberto Rodrigues, o semeador”, é de autoria do jornalista Ricardo Viveiros. Há passagens interessantes e até curiosas, algumas relembradas ontem pelo amigo, ex-presidente da OCESP e chefe de gabinete do biografado – na época da ACI –, Américo Utumi. A obra foi incentivada pela OCB, que esteve representada pela superintendente Tânia Zanella.

 

No evento – aberto pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, e conduzido pelo diretor Jacyr Costa –, além dos cooperativistas e agropecuaristas, Del Grande encontrou o ministro de Agricultura, Carlos Fávaro, o deputado federal Arnaldo Jardim e o secretário municipal de Relações Internacionais Aldo Rebelo, entre outras autoridades.