Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura com parceria da Fundação Sicredi, o espetáculo ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’ foi apresentado para crianças do Ensino Fundamental 1 de seis unidades escolares da cidade

 

Com 10 anos de estrada, o ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’, espetáculo teatral que aborda questões de cooperação, cidadania e educação inclusão, foi apresentado para aproximadamente 310 crianças e 20 professores do Ensino Fundamental 1 de seis escolas municipais de Aguaí, localizada na região Centro Leste Paulista, na tarde de quarta-feira (13). Patrocinada pela Fundação Sicredi, até o fim de 2023, a peça deve percorrer cerca de 110 cidades de variados estados brasileiros — começou por Porto Alegre (RS) e deve finalizar a trajetória no município de Cruzeiro do Sul (AC).

 

Na cidade aguaiana, o forte calor que fazia na região não tirou a alegria e a atenção da garotada, que assistiu atenta a trupe de atores do ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’ no Ginásio Poliesportivo Domingos Martucci (Domingão), localizado à avenida Milanes Vasconcellos, no Parque Interlagos.

 

Os mais de 300 alunos presentes na apresentação da peça são de seis unidades municipais de ensino: das Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) ‘João Borges’, ‘José de Oliveira’, ‘Profª. Leonor Conti Elias’, ‘Profª. Zulmira Moraes Legaspe Mamede’, além da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) ‘José Legaspe Muinha’ e da Escola Municipal (EM) ‘Joaquim Giraldi’.

 

Adriana Moreira Freita dos Santos, coordenadora Pedagógica Geral do Ensino Fundamental de Aguaí, pontuou a importância da apresentação para as crianças da rede municipal. “Agradecemos muito a vinda desta peça de teatro para a nossa cidade, porque promove cultura aos nossos alunos, muitos deles vulneráveis e carentes. Outra importância da peça é que trata, também, o tema inclusão. Nós temos em nossas escolas muitos alunos de inclusão e isso faz com que os demais alunos aprendam a conviver e respeitar esses amigos que vêm com algum tipo de deficiência. Ficamos muito felizes com essa abordagem”, disse.

 

Debi Mayer, produtora de viagem do ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’, conta que o espetáculo surgiu há dez anos e que, agora, está retornando aos palcos das cidades percorridas com uma remontagem, com texto do autor Renato Mendonça, readaptado para as novas realidades, com cenário e elenco novos. “Estamos retornando neste ano com este espetáculo patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio de parceria com a Fundação Sicredi. Iniciamos este ano pelo Rio Grande do Sul, passamos por Santa Catarina e Paraná, mas vamos percorrer o Brasil inteiro. Estreamos nesta semana o trajeto pelo Estado de São Paulo e daqui a gente vai seguir viagem para os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e vamos finalizar o ano no Acre, em Cruzeiro do Sul, a última cidade em 2023”, contou.

 

No entanto, a produtora antecipa que, no ano que vem, o espetáculo retoma no início do ano letivo pelas regiões Norte e Nordeste do País, fechando, após, no Sudeste, pelo Estado de Minas Gerais. “Vamos passar por 110 cidades com este espetáculo. Não conseguimos contemplar todos os municípios, mas passaremos por um bom trecho, contemplando uma faixa ampla do Brasil com este projeto”, garantiu.

 

O ESPETÁCULO

Contando com quatro atores em cena, o espetáculo ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’ fala sobre união e cooperação. Conta a história de dois irmãos que precisam, juntos, se unir para derrotar a rainha ‘Mau-Mau’, e mostrar a ela que é sempre necessário cooperação e respeito, o que eles conseguem sempre com a ajuda das crianças. “É muito legal porque tem a interação delas, que são fundamentais para que eles consigam, então, mostrar para a rainha ‘Mau-Mau’ o que é cooperação e respeito. As crianças passam a ser atores em cena e é muito legal como elas realmente entram na história e ‘compram’ essa ideia de quê é preciso respeitar, estar junto”, concluiu a produtora Debi Mayer.

 

Na ocasião, Amanda Fantucci, analista de Desenvolvimento Social da Sicredi Dexis e uma das responsáveis pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV), lembrou que, em Aguaí — uma das primeiras cidades no Estado de São Paulo a receber o PUFV —, toda a rede municipal de ensino participa do programa, que trata sobre cooperação e cidadania. “Trabalhamos esses valores e princípios com as crianças e adolescentes para quê, no final da jornada deles, quando tornarem-se adultos, sejam cidadãos mais cooperativos, humanos e solidários. E a peça ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’ trabalha exatamente isso, assim como programa, dentro de uma pedagogia ativa, de uma metodologia de projetos onde entendemos a importância de tirar o aluno de dentro da sala de aula para que ele vivencie além daquilo quê ele precisa aprender. É uma forma de aprendizagem diferente e o espetáculo vem para afirmar isso”, finalizou.

 

A apresentação também foi acompanhada pela equipe de colaboradores da agência Sicredi Dexis Aguaí, representada na pessoa de Julio Tetsuo Maruyama, gerente de Atendimento de Operações.

 

Fonte: Sicredi Dexis