A “Década do Oceano”, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) e associada à Agenda 2030, foi destaque em uma sequência de palestras realizadas entre junho e julho para 50 colaboradores da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana. A ação, pioneira no Sistema Unimed, está alinhada aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e marcou também as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e do Dia Mundial dos Oceanos (08/06).

 

Conduzidas pelo estagiário da área de Sustentabilidade da Unimedsa, Gabriel Aparecido Garcia Fagian, graduando em Ciências Biológicas pela Unesp Rio Claro, com supervisão do responsável pela área, Danilo de Souza, as palestras foram realizadas nos hospitais e sedes administrativas da cooperativa com o objetivo de mostrar a importância do ambiente marinho para a manutenção da nossa saúde e tiveram aprovação máxima de 83% dos espectadores.

 

Entre os temas abordados estão a formação dos oceanos e sua biodiversidade, a relevância dos diversos serviços ecossistêmicos compostos pelas espécies de organismos existentes em suas águas, a alta taxa de produção de oxigênio pelas algas fotossintetizantes e como as baleias conseguem armazenar o CO2 - dióxido de carbono, contribuindo para mitigarmos o aquecimento global.

 

“Poucos conhecem os benefícios que o ambiente marinho nos proporciona. Tive o privilégio de conhecê-lo melhor por conta do Programa de Voluntariado do Parque Estadual da Ilha Anchieta - organizado pela Fundação Florestal – o qual cativou-me para trazer o assunto à cooperativa. O conteúdo foi elaborado por uma revisão bibliográfica simplificada para que também aproximássemos a ciência aos colaboradores, permitindo a educação ambiental corporativa”, apontou o palestrante.

 

A “Década do Oceano” foi proposta pela ONU em 2017 para ser realizada de 2021 a 2030 e contempla um plano de ação com diversas metas que preconizam o desenvolvimento sustentável com o objetivo de criar uma estrutura comum para garantir que a ciência oceânica possa apoiar os países na implementação da agenda 2030.

 

Fonte Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana