Entre 5 e 9 de agosto, o Sistema Unimed realizou a 38ª edição do Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (Suesp), no Guarujá. O Sistema Ocesp apoiou o evento e esteve presente durante a abertura, representado pelo presidente Edivaldo Del Grande, além de contar com estande próprio, que recebeu aproximadamente 600 pessoas. O evento é considerado um dos momentos mais estratégicos da saúde suplementar e do cooperativismo médico e reúne, todos os anos, líderes cooperativistas para debater desafios e oportunidades do setor de saúde. 

 

Durante a abertura, Del Grande salientou a importância da união e do espírito cooperativista para a criação, expansão e continuidade do Sistema Unimed e pediu a mobilização de dirigentes e cooperados na discussão da Reforma Tributária no Congresso Nacional, com o intuito de evitar uma injusta tributação às cooperativas. Também estiveram presentes na ocasião o presidente da Unimed Fesp, Eduardo Chinaglia; o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Jr.; o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva; e o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello Filho.

Na sexta-feira, 7, o estande do Sistema Ocesp foi palco para o coquetel especial das Mulheres Unimedianas, grupo composto de médicas e esposas de médicos do Sistema Unimed, que é coordenado pela esposa do presidente Del Grande, Claudia Del Grande.

 

O Suesp contou com uma programação variada de palestras e mesas de debate, que abordaram assuntos como a perenidade do Sistema Unimed, futuro do cooperativismo, ESG, tendências políticas, gestão assistencial, entre outros. A mesa de discussão "VBHC da Teoria à Prática" - que recebeu o diretor da Valor da Luz Saúde, de Portugal, Filipe Costa -, e a palestra "Lideranças em uma era de grandes inovações" - do psicólogo e professor do Trinity College Dublin, Loren Duffy - foram pensadas com base em debates que ocorreram nos intercâmbios do Sistema Unimed realizados pelo Sistema Ocesp em 2022 e 2023.

 

"Value Based Healthcare (VBHC) foi um dos temas tratados em 2022 e aborda como é calculada a taxa de sucesso de tratamentos, diagnósticos, atendimentos e o impacto na percepção de satisfação do cliente/paciente", explica a coordenadora de Inteligência de Mercado do Sescoop/SP, Lajyárea Barros.

 

Já o tema da palestra foi um dos assuntos do Intercâmbio de Lideranças, realizado em março deste ano. "Os dirigentes da Unimed FESP que participaram dos dois intercâmbios viram a importância destes temas e quiseram compartilhar com as demais lideranças do Sistema Unimed Paulista", conclui a coordenadora.