Nesta segunda-feira, 3, ocorreu a aula inaugural do Programa Aprendiz Cooperativo Auxiliar Administrativo com foco na Economia 4.0 - modalidade EAD. A abertura foi realizada pelo superintendente técnico executivo do Sescoop/SP, Flávio Bersani, pela gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional, Débora Ingrisano, e pela gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/SP, Jamille Nassar.

 

"O Sescoop/SP detectou a necessidade da modalidade EAD em 2020. Foram realizadas várias reuniões, análise jurídica, estudo de viabilidade de atendimento, organização pedagógica do programa, entre outros, no sentido de defender a proposta junto aos órgãos de controle", explica Bersani. A nova modalidade permite ao Sescoop/SP atender um número maior de cooperativas em todo o estado, com um custo operacional menor. "Isso vai permitir maior capilaridade de atendimento para as cooperativas e consequentemente garantirá a consonância com os valores e cultura cooperativista, pois o programa foi desenvolvido pelo próprio Sistema", conclui o superintentende.

 

A gerente do Sescoop Nacional, Débora Ingrisano, aproveitou a oportunidade para destacar a importância da participação dos jovens no cooperativismo e na utilização da plataforma CapacitaCoop, solicitando que todos levem suas ideias e sugestões de melhorias para que o sistema se fortaleça cada vez mais. Ela foi seguida pela gerente Jamille Nassar que reforçou a construção conjunta dessa turma EAD, feita pelo Sescoop Nacional e Sescoop/SP. "Vamos acompanhar de perto todas as melhorias necessárias, sejam elas na plataforma, no conteúdo programático ou cronograma de aulas. Contamos muito com as cooperativas participantes desta turma piloto, que confiaram na experiência e conhecimento da equipe do Sescoop/SP. Desejamos a todos os jovens uma excelente jornada de muito aprendizado e crescimento profissional.

 

A nova turma será composta por 29 jovens de sete cooperativas - Cedrap, Ceripa, Agro Industrial, Cotram, Sicco Paulista, Unimed Sorocaba e Unimed Ourinhos - e contará com aulas com conteúdo atual em uma plataforma 100% customizada para atender ao programa. "Essa conquista [a modalidade EAD] é muito importante, pois teremos mais qualidade, controle e acompanhamento no processo de ensino e aprendizagem dos jovens", explica a Instrutora de Qualificação do Sescoop/SP, Anna Carolina Fontes.

 

Segundo a aprendiz cooperativa do Sicoob Paulista, Letícia Lopes, as expectativas para a nova turma são altas. "Estou muito animada, acredito que será um ano de muita aprendizagem e construção profissional", comenta.

 

A aula inaugural, para ela, foi um momento de recepção calorosa para conhecer os educadores, colegas e a plataforma. "Eu amei, é tudo muito estruturado e organizado de forma gamificada com vídeos, jogos, fóruns, entre outros, para que possamos aprender de maneira didática e prática", conclui.

 

Programa Aprendiz Cooperativo

 

O Sescoop/SP com estrutura de salas de aula e equipe de Instrutores de Qualificação já capacitou mais de 1600 jovens em 54 turmas presenciais do programa, nos último 14 anos. O programa foi estruturado juntamente com o Sescoop Nacional de maneira a viabilizar o cumprimento da Lei da Aprendizagem 10.097/2000 e portarias vigentes pelas cooperativas parceiras e tem como objetivo proporcionar a formação técnico-profissional metódica com conteúdo programático teórico e prático, que integrem o aprendiz ao mundo do trabalho dentro dos preceitos da doutrina cooperativista.