O Centro de Oncologia e Terapia Infusional da Unimed Leste Paulista (ULP) completou 2 anos de funcionamento. Anexo ao Hospital e Maternidade Unimed (HMU), o recurso próprio é destinado à assistência de pacientes com câncer ou outras condições de saúde que necessitam de uso regular de medicações intravenosas.

 

O Centro de Oncologia e Terapia Infusional se consolidou por meio da atual diretoria executiva da ULP, com objetivo de centralizar as aplicações medicamentosas, direcionando o atendimento com mais assertividade, respeito aos beneficiários e amplo rigor técnico.

 

Desde 2021, foram feitas mais 2.400 consultas médicas, mais de 4.500 atendimentos de enfermagem, cerca de 2.470 tratamentos infusionais e 1.430 atendimentos psicológicos. “Nosso compromisso de ampliar os serviços aos nossos beneficiários concretizou o Centro Infusional como uma possibilidade tangível que hoje mostra-se um exemplo de qualidade, satisfação e sustentabilidade financeira e assistencial ”, argumenta Dr. Luis Antônio Estevam, presidente da ULP.

 

O foco em serviço humanizado e de qualidade, coleciona manifestações de gratidão por parte dos pacientes e familiares. A rotina de pouco mais de 20 atendimentos diários faz com que se estabeleça uma relação afetuosa entre pacientes e equipe. “Tudo fica mais leve quando recebemos os pacientes como se fossem membros da família. É uma relação natural, carinhosa, com muita positividade” explica Beatriz Bassega, enfermeira do Centro Infusional. “São pessoas e exemplos de força. Levamos como referência de vida”, complementa.

 

Comemorações

 

Em comemoração ao aniversário, dois projetos foram apresentados. Um painel de fotos exibe pacientes em momentos de descontração e tem por objetivo demonstrar que os processos de tratamento podem ser conduzidos de forma leve, afastando tensão e inseguranças. O segundo projeto “Quem doa cabelos, doa sorrisos” é voltado para a comunidade de São João da Boa Vista. O Centro Infusional tornou-se um ponto de coleta de cabelos naturais. As doações serão destinadas para uma entidade regional responsável pela confecção de perucas para pacientes em tratamento oncológico.

 

Dra. Crislayne Rezepoka, oncologista clínica e coordenadora do Centro de Oncologia e Terapia Infusional, celebra a data e reforça “Temos um caminho longo pela frente. Desde o início, deixamos muito claro que nosso foco principal é o paciente. Não há outra forma de fazer medicina se ela não for voltada ao aspecto humano”, finaliza.

 

Fonte: Unimed Leste Paulista