A OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), representando 1.027 cooperativas e mais de 3,5 milhões de cooperados, lamenta o falecimento do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. 

 

Engenheiro agrônomo e professor universitário, três vezes secretário de Agricultura de Minas Gerais e ministro da Agricultura na década de 1970, Paolinelli ficou conhecido como o patrono da agricultura tropical. Revolucionou a agricultura brasileira, transformando o país de importador a um grande exportador de alimentos. Foi ele quem autorizou a ocupação econômica do Cerrado brasileiro e atuou pela criação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

 

Seus feitos mudaram o cenário da segurança alimentar, contribuindo para diminuir consideravelmente a fome no Brasil e no mundo, o que o levou a ser indicado duas vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

 

Em mensagem, o presidente da OCESP, Edivaldo Del Grande, descreveu Paolinelli como um “furacão”. “Há pessoas que passam por aqui como vento leve, sem deixar muitas marcas. A maioria é assim. Mas há aqueles, poucos, que comparo aos furacões, pelo poder de mudanças, pelas transformações que provocam quando passam. O ministro Alysson Paolinelli é um desses exemplos. Passou e fez do Brasil um gigante do agro. Mudou o rumo do nosso país. Viva, Paolinelli!”.  

 

O velório está ocorrendo no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). Seu corpo será sepultado nesta sexta-feira, às 11 horas, no Cemitério Parque da Colina, também em Belo Horizonte.