Evento reuniu lideranças e representantes do cooperativismo de crédito para discutir desafios e práticas de sucesso do segmento

 

Nos dias 22 e 23 de junho, o Banco Central do Brasil realizou em Brasília, na sua sede, o Workshop "Desafios e Práticas de Sucesso do Cooperativismo de Crédito", com o objetivo de discutir o cenário e as perspectivas do segmento no país, com ênfase na intercooperação e interesse pela comunidade.

 

O evento foi aberto pelo chefe de fiscalização do Banco Central, Paulo Souza, seguido do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e Harold Espínola, chefe de supervisão do BC.

 

A Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (FNCC) participou do evento no dia 22, com a palestra "A Intercooperação por meio da União de Cooperativas Independentes". A apresentação foi realizada por Clodoaldo Palú, Diretor Administrativo, e André Brone, Diretor Financeiro da FNCC, que mostraram como a Federação atua na integração e no fortalecimento das 54 cooperativas associadas, oferecendo soluções que atendem aos normativos do BC, através de consultorias técnica e jurídica, além de ações educacionais e interação por meio de workshops, fóruns e encontros presenciais, apoiando o desenvolvimento das cooperativas, com soluções compartilhadas.

 

Para dar início ao painel, Clodoaldo Palú agradeceu o convite do Banco Central e mostrou entusiasmo com a aproximação entre as entidades. “Agradeço pelo convite em nome de toda Federação. É um momento de gratidão ao Banco Central, nas pessoas do Harold Espínola e Sandra Lucia de Assis Castro, chefe adjunta de unidade, que nos convidaram, para o nosso primeiro evento oficial. Para nós é uma honra participar de um evento dessa relevância, onde podemos contribuir com as nossas experiências, aprender e intercooperar com as lideranças do cooperativismo de crédito”, afirmou Clodoaldo.

 

Assim como Palú, André Brone também agradeceu ao BC e aproveitou a sua fala para destacar o acolhimento da FNCC pelas cooperativas independentes. “A FNCC mostra que o acolhimento faz parte do dia a dia da Federação. Cooperativas de crédito independentes estão cada vez mais fortalecidas e encontram na Federação apoio e solidez necessários para seguir se desenvolvendo”, concluiu André.

 

Complementando a apresentação, os diretores reforçaram a importância da intercooperação por meio da união das cooperativas independentes em uma federação, dimensionando a representatividade alcançada pela FNCC, com assentos no CECO/SP; Confebras; Câmaras Temáticas do CECO e participação no grupo de entidades de dois níveis. Atualmente, a FNCC mantém em seu quadro 25% das cooperativas independentes do Brasil.

 

No dia 23, foi a vez da CrediNestlé, uma das cooperativas associadas à FNCC, apresentar a palestra "Ações Sociais e Impactos na Sociedade". A gerente da cooperativa, Crisley Curcio, discorreu sobre os projetos sociais realizados pela CrediNestlé, como o Programa Kit Nascimento, que beneficiou mais de 5.600 cooperados nos últimos anos; o Reembolso de Matrícula, que auxilia os cooperados que estejam cursando o Ensino Superior, Pós-graduação ou MBA, através do reembolso do valor da matrícula a cada ano letivo. Destacou o novo projeto da cooperativa, “Apoio Social às Vítimas de Violência Doméstica”, que despertou o interesse de muitos participantes.

 

Marcelo Cárfora, superintendente da FNCC, presente nessa apresentação, destacou a importância dessas ações para o fortalecimento dos valores cooperativistas, apresentando as ações sociais de outras cooperativas associadas, que impactaram mais de 80 mil pessoas. “As cooperativas geralmente surgiram como capital e empréstimo, mesmo assim, sempre tiveram preocupações com ações sociais. Por esse motivo, as empresas mantenedoras apoiam as cooperativas, por enxergarem nelas um braço social”, enfatizou Marcelo.

 

O Workshop contou com a presença de representantes de confederações, centrais e cooperativas de crédito do país, além de autoridades do Banco Central, para debater os desafios e oportunidades do cooperativismo de crédito no Brasil, reconhecer as boas práticas do segmento e, acima de tudo, enfatizar a necessidade de mais ações voltadas à intercooperação entre todas as entidades participantes.

 

“Foi a primeira vez que a FNCC participou de um evento oficial do Banco Central do Brasil, bem como uma cooperativa de capital e empréstimo, indicada por nós, a CrediNestlé. Um momento histórico para o cooperativismo de crédito e para as nossas associadas”, enfatizou Clodoaldo Palú.

 

 

 

Serviço

A sua cooperativa ainda não faz parte da FNCC? Aproveite os benefícios e serviços que a Federação oferece e seja agora mesmo uma cooperativa associada.

 

Gestão

A FNCC é uma Federação formada para representar suas cooperativas associadas, junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento de cooperativismos de crédito.

Telefone: 11 2089-9490

WhatsApp: 11 95782-1957 / 11 93730-7909

E-mail: fncc@fncc.com.br

 

Endereço:

Rua Voluntários da Pátria, 654 - Sala 606 - Santana, São Paulo - SP, 02010-000

 

Fonte: FNCC