A FNCC (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito) realizou, na última quarta-feira (17), mais uma edição do Conecta, a primeira de forma presencial após um longo período, devido à pandemia. As edições anteriores tiveram que ser promovidas de forma virtual entre os participantes.

 

O encontro, desta vez, ocorreu na sede da cooperativa anfitriã, a CoopEricsson, em São Paulo, que contou com 47 participantes. Entre eles, a presença de diretores e conselheiros fiscais e de toda a equipe da FNCC, além de representantes de 18 cooperativas associadas. Um novo encontro já está marcado para o dia 22 de agosto na CooperJohnson, em São José dos Campos.

 

As apresentações e questionamentos aconteceram das 9h às 12h30, em etapas distintas, abordando temas como representatividade, treinamentos, eventos e ações, tanto da FNCC quanto das cooperativas convidadas.

 

André Brone, Gerente Administrativo da CoopEricsson, e também Diretor Financeiro da Federação, foi o primeiro a falar. Após as boas vindas aos participantes, André chamou atenção para as boas práticas cooperativistas da CoopEricsson e comentou sobre alguns assuntos como linhas de crédito, implementação do processo para uma liberação de crédito mais segura e assertiva, monitoramento das atividades, melhorias na área de cobrança e jurídica, além de enfatizar as ações de comunicação como campanhas realizadas ao longo do ano.

 

 

Integração

 

A importância da integração das cooperativas associadas, onde o Conecta tem um papel fundamental, esteve presente nas falas dos membros da FNCC, tanto por parte do presidente, Ivo Lara, como de Marcelo Cárfora, que na ocasião, após apresentação da anfitriã, deu início a prestação de contas das ações da Federação.

 

Em sua fala, Marcelo destacou o valor da carteira de crédito consolidada das associadas da FNCC, que já ultrapassa R$ 1 bilhão. Apresentou as 10 maiores cooperativas filiadas, tanto em números de ativos como de quadro social, segregando o quadro masculino e feminino. Também apresentou os resultados referentes à representatividade da FNCC, ressaltando a eleição de dois representantes das federadas para compor o Comitê de Representação das Independentes no CECO (Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito), Jackson Matos da FECOM/SESC/SENAC e Cláudio Nolasco da Nitroquímica, além da eleição ocorrida na Confebras, na qual nosso diretor presidente foi eleito para compor o Conselho Administrativo. Ivo Lara esclareceu sobre a importância de ter sido eleito para compor este estratégico órgão da Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito) e o quanto isto representa de positivo para a FNCC e as cooperativas independentes.

 

Ivo Lara destacou também a importância em realizar o Conecta de forma presencial novamente. “Eu já estava ansioso para reencontrar os amigos cooperativistas da FNCC presencialmente para troca de experiências. O Conecta é uma grande oportunidade para discussão de diversos casos de forma muito transparente, que sem dúvida, agrega no aprendizado e experiência”, comentou Ivo.

 

Por sua vez, Clodoaldo Palú, Diretor Administrativo da Federação, falou sobre o apoio da FNCC nos processos assembleares de 27 associadas e no serviço de publicação de editais de convocação, realizado para 14 associadas por meio do site da FNCC. Destacou o bom relacionamento da FNCC com o Banco Central e a relevância sobre o convite realizado pelo Bacen para que a FNCC represente as cooperativas independentes no Workshop de Desafios e Práticas do Cooperativismo, que será realizado nos dias 22 e 23/06.

 

Encerrando o painel da Federação, a Diretoria da FNCC deu as boas-vindas à nova associada, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Semasa - CECRESA.

 

 

Painel das Federadas

 

O Conecta promove encontro e trocas de experiências entre as associadas, o que aconteceu de forma muito positiva nessa edição com o Painel das Federadas. Na ocasião, duas cooperativas foram convidadas para abordar assuntos e compartilhar suas ações. Cogem, representada por Priscila Oliveira, Coordenadora de RH e de Marketing e CooperFemsa, representada por Taís Goulart, Analista de Comunicação e Marketing.

 

Priscila abriu seu painel para dividir a experiência da ação de recadastramento, onde a Cogem premia os participantes por meio de ações de incentivo. Questionada sobre a efetividade dessa campanha, Priscila foi enfática ao afirmar que “a ação de recadastramento está sendo um sucesso, com mais de 27% de efetividade até o momento”.

 

Priscila destaca esse bom resultado no conjunto de ações da cooperativa. “São áreas trabalhando em conjunto para que seja possível alcançar um resultado positivo, comunicação, atendimento e administrativo. Todos trabalhando juntos, em busca do objetivo proposto”, finaliza Priscila.

 

Após sua apresentação, foi a vez da Taís, da CooperFemsa, explanar sobre um tema sensível e de extrema importância da atualidade: “Empreendedorismo Feminino”. O assunto gerou muito interesse do público, o que contribuiu e enriqueceu ainda mais a apresentação. Destacou a palestra sobre empreendedorismo feminino, oferecida às esposas dos cooperados, que segundo Tais, teve um bom número de adesão.

 

Para Taís é necessário que a cooperativa tenha papel fundamental, não só na vida do cooperado, mas sim no contexto familiar, abrindo as portas para as mulheres. Isso mostra o poder que a cooperativa exerce na vida das pessoas.

 

“O que fizemos foi algo que emocionou, colocou a mulher em foco e deu a ela uma forma de pensar fora da caixa, deu autonomia para buscar mais independência e uma chance de elevar o padrão financeiro familiar”.

 

Tais destaca que como as esposas dos cooperados foram o público-alvo, o resultado excedeu as expectativas, promovendo novas adesões e aumentando o quadro social da Cooperativa. “Estamos muito felizes com o resultado. Continuaremos gerando boas práticas e introduzindo cada vez mais as mulheres no mercado de trabalho”.

 

Encerramento

 

Encerrando o encontro, foram entregues os certificados de filiação da Usicred e Crediscoop, além de uma atividade de integração com os participantes para sorteio de brindes.

 

 

Aprovado

 

Ratificando os objetivos do Conecta, representantes de duas cooperativas presentes ao encontro deram seus depoimentos ao final dos trabalhos.

 

Para Regina Martins, da Cooper-Sekurit, “o evento foi muito bem organizado e apresentou temas interessantes”. Já Luiz Bernardo, da Crediscoop, considerou o encontro excelente, enfatizando que “o fato de ser presencial ajuda a estreitar o relacionamento entre as cooperativas”.

 

Para o Superintendente da Federação, Marcelo Cárfora deve-se valorizar as ações presenciais, pois são ricas em suas trocas. “Foi meu primeiro Conecta presencial, e pude rever e conhecer novas pessoas. O evento foi maravilhoso, pois além do calor humano, o momento foi de muito network e troca de experiências entre cooperativas, além da integração durante e após o encontro."

 

Adriana Caldeira, Coordenadora da FNCC, afirma que “foi um dia de muita alegria para a equipe da FNCC, pois tivemos a oportunidade de conhecer cooperativas que até então eram só no virtual. O evento presencial foi maravilhoso, leve e com a participação ativa de todos que puderam estar conosco. Saímos com gostinho de quero mais.”

 

Serviço

 

A sua cooperativa ainda não faz parte da FNCC? Aproveite os benefícios e serviços que a Federação oferece e seja agora mesmo uma cooperativa associada

 

Fonte: FNCC