Nesta terça-feira, 2, foi realizado o primeiro Encontro de Lideranças e Comunicadores do Cooperativismo Paulista, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. O evento recebeu cerca de 115 profissionais de cooperativas, entre dirigentes e comunicadores, que puderam aproveitar uma manhã de atividades.

 

Durante a abertura, o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, destacou a retomada de atividades presenciais e o papel fundamental que as cooperativas paulistas desempenharam desde que a pandemia de Covid-19 começou. “Eu fico honrado de poder representar as cooperativas de São Paulo, porque o que foi feito em prol das comunidades que mais precisavam e também em prol das cooperativas que mais precisavam, por meio da intercooperação, foi extraordinário. Por isso, nós conseguimos passar por aquela fase e estamos aqui podendo retomar nossa atuação”. 

 

 

Del Grande também ressaltou a resiliência do modelo de negócios cooperativista em crises. “Nós temos cooperativas com 80 anos, em um ambiente em que as empresas atuam por 4, 5 anos. E é nas dificuldades que as cooperativas fazem diferença, não somente no Brasil, mas no mundo todo”.

 

 

O presidente foi seguido pelo cientista social, mestre e doutor em Ciência Política pela USP e pós-doutor em Administração Pública pela FGV-SP, Humberto Dantas, que abordou em sua palestra a relevância da democracia em nossa realidade e a importância da representação política. 

 

 

Em seguida, os dirigentes assistiram à apresentação do gerente do Sistema Ocesp, Luis Antonio Schmidt, sobre o novo programa de Compliance das cooperativas paulistas, e do assessor de Relações Institucionais, Ricardo Saboya, sobre a importância da representação política para o cooperativismo.

 

 

Já os comunicadores participaram da mesa redonda "Comunicação estratégica e colaborativa" com o jornalista José Nêumanne Pinto, o radialista e professor da USP Luiz Fernando Santoro, e a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo..

 

 

Para concluir o evento, os grupos se juntaram novamente para uma apresentação da gerente jurídica do Sistema Ocesp, Patricia Cabral, sobre a atuação da Fescoop/SP, e da gerente Samara Araujo sobre o Movimento SomosCoop e a importância de se fortalecer a imagem do cooperativismo perante a sociedade.

 

 

Segundo o presidente do Sicoob Mantiqueira, Sérgio Peres, o evento levou diversos aprendizados para os participantes. “Foi interessante abordar essa parte de política, que muitas vezes acabamos deixando de lado e é um setor em que o sistema cooperativa precisa estar mais inteirado e influente”, opinou.

 

 

Ele também destacou a importância da apresentação da gerente de Comunicação do Sistema OCB. “É um momento muito oportuno para falarmos sobre marketing e comunicação. Ontem mesmo, durante a reunião do Conselho de Administração do Sicoob Mantiqueira, eu falei sobre como precisamos ‘cacarejar’ mais pelo Brasil afora, chamando atenção para nossa atuação e para o cooperativismo”. 

 

 

Nesta quinta e sexta-feira, o Encontro de Lideranças e Comunicadores do Cooperativismo Paulista acontece nas cidades de Ribeirão Preto e Marília. Saiba mais na página oficial do encontro.