O Sescoop/SP oferecerá, em agosto, a Formação para Encarregado de Dados em acordo com a LGPD.

Desde que a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, organizações de todo o Brasil vem adaptando suas atividades para atuar em conformidade com a nova legislação, que valoriza a importância da privacidade pessoal. 

O que é um Encarregado de Dados em acordo com a LGPD e qual profissional é o mais indicado para exercer a função?

O Encarregado de Dados é o responsável por receber reclamações e comunicações sobre a conformidade com a LGPD, além de prestar esclarecimentos e tomar providências quando necessário, tanto em relação ao público quanto a autoridades.

É ele também que deverá repassar atualizações da LGPD a gestores e dirigentes e orientar funcionários e contratados da entidade sobre ações a processos que devem ser realizados em relação à proteção de dados pessoais.

Além de conhecer a legislação nacional e sua aplicação para o negócio da empresa - assuntos que serão abordados no curso -, é importante que o profissional indicado à função de Encarregado de Dados tenha noções de tecnologia, segurança da informação e compliance, além de uma boa comunicação. Dessa forma, deve ser um profissional interdisciplinar.

Saiba mais sobre o curso no vídeo que o instrutor da JML, Sandro Tomazele, preparou:

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Para participar da Formação para Encarregado de Dados em acordo com a LGPD, as cooperativas devem estar adimplentes no Sistema Ocesp;
  • Será permitida a inscrição de 01 (um) participante por cooperativa, em uma das turmas abertas, por ordem de inscrição, dentro do limite das vagas disponíveis.
  • Caso exista o interesse em mais de uma inscrição, será administrada uma lista de espera, ficando na dependência de disponibilidade;
  • É obrigatório que o profissional inscrito tenha, no mínimo, 75% de presença nas aulas da capacitação - oferecidas no formato online ao vivo;
  • Inscrições até o dia 30 de julho;
  • Vagas limitadas.

INFORMAÇÕES GERAIS 
Curso de Formação para Encarregado de Dados em acordo com a LGPD
Carga horária: 56 horas
Quando: de 12 a 31 de agosto
Periodicidade: de segunda à sexta-feira
Horário: serão duas turmas de 40 pessoas, uma no período matutino (das 8h às 12h) e outra no período vespertino (das 13h30 às 17h30)
Instituição responsável: JML

Inscreva-se aqui

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Fundamentos e regulamentação de Privacidade e Proteção de Dados: União Europeia e Brasil;
  • Organização da Proteção de Dados;
  • Legislação e Regulamentação de SI;
  • Informação e Segurança;
  • Ameaças e Riscos;
  • Abordagem e organização da SI;
  • Medidas de SI;
  • Práticas de Proteção de Dados: Marketing
  • Práticas de Proteção de Dados: Políticas Internas
  • Práticas de Proteção de Dados: Sistema de Gestão de Proteção de Dados
  • Práticas de Proteção de Dados: Papéis do Controlador, Processador/Operador e DPO;
  • Práticas de Proteção de Dados: Avaliação/ Relatório de Impacto sobre a Proteção de Dados;
  • Práticas de Proteção de Dados: Violação de dados, notificação e resposta a incidentes.
Atividades Práticas: Revisão prática de todo o conteúdo abordado que complementa a formação do DPO, onde o participante deve demonstrar os conhecimentos necessários para atuar na função, desenvolvendo atividades que cabem ao DPO, tais como: elaboração de relatórios de impacto; resposta a incidentes; abordagem de implementação de um Sistema de Gestão de Proteção de Dados.

SOBRE A JML

A  JML  é  uma  empresa  com  atuação  em  âmbito  nacional,  que atua há mais de 17 anos nas áreas de Eventos e Consultoria para a Administração Pública e para entidades submetidas ao dever de licitar, como as integrantes do Sistema “S”.


Desde  que  surgiu,  a  JML  leva  aos  seus  clientes  o  melhor  do  conteúdo  em  licitações e contratos administrativos, por meio de eventos, serviços de consultoria por escrito, pela Revista JML de Licitações e Contratos e por sua moderna WEB de Licitações e Contratos Administrativos.

O foco empresarial da JML é disponibilizar aos clientes produtos e serviços de alta qualidade técnica e rigor científico, propiciando aos agentes públicos segurança jurídica nas decisões tomadas.

SOBRE OS INSTRUTORES

Sandro Tomazele de Oliveira Lima

Graduado em Tecnologia da Informação e pós-graduado em Redes de Computadores, já atuou na Brasil Telecom (atual Oi) e hoje é analista judiciário do Tribunal Superior do Trabalho (TST), exercendo a função de Supervisor de Segurança da Informação e Coordenador Substituto de Apoio à Governança e Gestão de TIC. 


Foi responsável por licitações de soluções de TI para a Justiça do Trabalho e para o próprio TST e atua ativamente na governança, gestão de riscos corporativos e na proteção de dados pessoais, tendo coordenado a equipe que desenvolveu a metodologia de gestão de riscos do TST.  

Ministrou capacitações na ANAC, no Senado Federal, TST, nos Tribunais Regionais do Trabalho de Rondônia, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça de Rondônia e para alunos do CSJT, CNMP e de mais de 20 outras instituições públicas e privadas.  

Foi membro do Comitê de Governança das Organizações e do Comitê de Gestão de Riscos, ambos da ABNT. Possui curso de aperfeiçoamento em aprendizagem pela Universidade da Califórnia: "Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects". É mestrando em Comércio Internacional pela Universidade de Angers, França, e professor do MBA em Privacidade e Proteção de Dados da Faculdade Pólis Civitas, de Curitiba (PR).

Andrezza Hautsch Oikawam

Mestre em Relações Comerciais Internacionais e Direito Comparado pela Universidade de São Francisco, com dissertação na área de transferência de tecnologia no âmbito internacional. Advogada, sócia da Advocacia Correa de Castro & Associados, com atuação nas áreas de estruturação de negócios, prospecção de investimentos, projetos de inovação, transferência de tecnologia, compliance, privacidade & proteção de dados, tendo desempenhado suas atividades tanto no setor público como na iniciativa privada. 


Dentre as posições ocupadas, foi diretora técnica da Agência Paraná de Desenvolvimento, coordenadora de fomento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e coordenadora da área de negócios de renomados  escritórios de advocacia nacionais. Foi professora das cadeiras de Direito Internacional Público e Privado da PUCPR e da Universidades Positivo. 

DPO  pela  Exim. Certificação CPC-A em Compliance. Membro da OAB/PR, da Associação Portuguesa de Data  Protection  Officers (APDPO) e da Associação Brasileira dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD).