A FNCC (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito) lançou, no início deste mês, um serviço de Consultoria para Processos Assembleares, voltado às suas 53 cooperativas associadas. O novo serviço não tem custo adicional e engloba várias etapas. A iniciativa faz parte do aprimoramento do portfólio de produtos e serviços da federação.
A consultoria prevê: Análise de Edital de Convocação, Análise de Ata de Assembleia, Conferência dos documentos para envio do Banco Central do Brasil (BCB), Orientação no processo do protocolo de documentos no BCB, Emissão de formulários (GARE / Capa do requerimento etc.) no sistema da Jucesp e Orientação no processo do protocolo de documentos na Jucesp.
“A Diretoria da FNCC, preocupada com período das assembleias, que ocorrem nos primeiros quatro meses do exercício social, saiu na busca de soluções para dar atendimento as demandas das associadas, uma vez que o Banco Central do Brasil fez várias mudanças nos normativos, em atenção a Lei Complementar 130/09 e 196/22.
Para tanto no dia 08 de Fevereiro, realizou reunião de alinhamento com o Bacen, onde participaram os representantes da Gerência Técnica do Deorf de Belo Horizonte, órgão responsável pela análise e homologação dos processos assembleares, e na sequencia, nos dias 13 e 14, o Treinamento de Processos Assembleares - Aspectos Práticos, onde 42 associadas receberam os esclarecimentos sobre o assunto e tiveram a oportunidade para tirar suas dúvidas.
Em complemento das informações sobre os processos assembleares, foi realizado no dia 07 de Março pela FNCC, o Treinamento de Adequações nos Estatutos Sociais frente as Normas Vigentes.
Com a finalidade de melhorias na prestação dos serviços e principalmente de dar maior apoio às Cooperativas nos processos assembleares, a FNCC instituiu o novo serviço de “Consultoria de Processos Assembleares”, firmando parceria com a Bruske & Verdan Contabilidade Ltda - EPP, que será a empresa responsável pela realização dos serviços.
Estamos atentos as necessidades das nossas associadas, que são a razão de ser da FNCC.” Complementa Clodoaldo Palú, Diretor Administrativo da FNCC.
Neste mês, a Federação está completando 9 anos de existência, com um total de 53 associadas que representam mais de 154 mil cooperados. Hoje, a FNCC representa 24% das cooperativas independentes do Brasil. Em seu planejamento estratégico, a Federação tem muitas ações previstas, como intensificar a promoção e defesa dos interesses das nossas associadas, o aprimoramento do portfólio de produtos e serviços, aumento da base de federadas e capacitar cada vez mais nossos dirigentes e colaboradores.
Gestão
A FNCC é uma federação constituída para representar o interesse das suas cooperativas associadas junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e entidades de todo o segmento do cooperativismo de crédito, apoiando as suas federadas no desenvolvimento das suas atividades.
Por meio de uma gestão participativa e transparente, que promove a doutrina cooperativista, a FNCC busca organizar em comum e maior escala, serviços imprescindíveis para suas associadas, promovendo assistência e oferecendo parcerias estratégicas, visando o contínuo aprimoramento técnico e profissional de todos os integrantes do seu quadro social.
Fonte: FNCC