A cerimônia para divulgação dos vencedores da 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, do Sistema OCB, está se aproximando e a curiosidade para saber quem são os ganhadores está aumentando. Nesta quarta-feira (7), em Brasília, o coop brasileiro vai conhecer as cooperativas que se destacaram nas categorias Comunicação e Difusão do Coop; Coop Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; Intercooperação; e o formador de opinião que se destacou enquanto Influenciador Coop.

 

A premiação, que teve recorde de inscrições com 787 projetos submetidos, 192 a mais que do que na edição anterior, será transmitida no canal do Youtube do Sistema OCB, a partir das 19h. Além dos troféus, os primeiros colocados de cada categoria ganharão bolsas para se capacitarem com cursos internacionais. Concorrem ao prêmio as coops registradas e regulares junto ao Sistema OCB.

 

As coops finalistas foram escolhidas por duas bancas avaliadoras: técnica e julgadora. Já o Influenciador Coop foi escolhido por meio de votação popular.

 

Quem participa?

Cada categoria contempla uma ação cooperativa que amplia o reconhecimento do coop nacional. Na Influenciador Coop, por exemplo, será premiada a personalidade que se destacou ao desenvolver conteúdos positivos sobre o coop em produções publicadas ou replicadas nas mídias on e off-line, nos últimos dois anos. As indicações foram feitas pelas Unidades Estaduais, que inscreveram até dois profissionais.

 

A categoria Comunicação e Difusão do Coop contempla as coops que promovem a cultura do cooperativismo também para a sociedade. Os cases vão desde a utilização do selo SomosCoop nos produtos da cooperativa até a promoção de cursos, palestras, eventos, campanhas e demais ações vinculadas ao selo.

 

Já a Coop Cidadã reconhece os projetos desenvolvidos que têm como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que beneficiam a comunidade como atividades culturais e recreativas, de promoção social e consciência ambiental. Em Desenvolvimento Ambiental, serão premiados os projetos de sustentabilidade como recuperação de nascentes, reutilização de recursos, reciclagem e outras ações de preservação ambiental.

 

Na de Fidelização, o reconhecimento vai para cooperativas que promovem maior integração com seus cooperados desde aumento de espaço físico até oferta de serviços para seus associados.

 

Em Inovação, serão premiadas as coops que utilizam soluções inovadoras que promovem mudanças na rotina diária das coops como modernização de produtos e serviços, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, e outras que viabilizem melhores resultados financeiros e ganho de produtividade. Em Intercooperação, por sua vez, serão condecorados os projetos desenvolvidos por duas ou mais cooperativas para viabilizar objetivos comuns.

 

Confira abaixo os finalistas da 13ª Edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano:

 

INFLUENCIADOR COOP

  • Carolina Mussolini - Conhecida como a "blogueirinha do cooperativismo". Atua como assessora de comunicação do Sicredi Rio Paraná PR/SP, participou da primeira turma do Programa Somos Líderes da OCB e foi uma das mulheres embaixadoras do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo. Recentemente foi selecionada entre 12 jovens do mundo para participar da Conferência Mundial das Cooperativa de Crédito de 2022, em Glasgow, na Escócia;
  • Celma de Oliveira - Presidente da cooperativa de bordadeiras Bordana. Nas redes sociais, mostra tudo que o cooperativismo pode gerar além de ganho econômico. Resgata dignidade, autoestima e promove a inclusão social de dezenas de pessoas. Recentemente ganhou pela segunda vez o Prêmio SEBRAE Top 100 nacional que premia as 100 empresas de produtos artesanais mais competitivas do Brasil;
  • Elias Leite - Foi Conselheiro da Central Nacional Unimed, Diretor Comercial e Presidente da Unimed Fortaleza, ajudando a conquistar prêmios importantes como o Top of Mind e GPTW. Atualmente é Diretor Comercial, de Produtos e Marketing da Seguros Unimed. É também autor do livro “Líder de Resultado: O poder da gestão que entende de gente, desenvolve pessoas e multiplica resultados” pela Editora Gente;
  • Marcelo Martins - É diretor executivo da Unicred União, cooperativa de crédito com R$ 2 bilhões em ativos, 22 mil cooperados e atuação no Paraná e Santa Catarina. Com uma trajetória de 25 anos no Sistema Unicred, é um apaixonado pelo cooperativismo, que considera a mais equilibrada forma de organização humana porque produz de verdade, distribui de modo justo e cada um é livre para participar; e
  • Stefany Silveira - É agrônoma, neta de produtores e tem se destacado como uma importante voz do setor agro no Espírito Santo. Atualmente é apresentadora do Agro Business, projeto da Record no Espírito Santo, colunista diária do Folha Vitoria e palestrante do agro. Onde leva informações sobre o setor, incluindo o cooperativismo.

 

COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOP

  • Cooptur (PR): Gincoop - Gincana do Cooperativismo;
  • Sicoob Cocred (SP): Jornada do cooperativismo; e
  • Sicoob Credialto (MG): Coofem - Curso de formação educacional em cooperativismo, educação financeira e empreendedorismo.

 

COOP CIDADÃ

  • Cercos (SE): Escavação e revitalização de poços artesianos;
  • Cooped (CE): Ambulatório de pediatria do desenvolvimento e comportamento da primeira infância (PDC); e
  • Sicredi Dexis (PR): Eu coopero com a inclusão.

 

DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL

  • Sicoob Credcooper (MG): Nascente Viva: produzindo água e promovendo desenvolvimento sustentável hoje e para futuras gerações;
  • Sicoob Credivertentes (MG): Minas + Vertentes; e
  • Sicredi Centro-Sul MS (MS): Recicla Verdinho.

 

FIDELIZAÇÃO

  • Coplacana (SP): Núcleo jovem Coplacana;
  • Sicoob Saromcredi (MG): Programa de qualificação do queijo da canastra; e
  • Sicredi Planalto Central (GO): Sicredi Na Roça.

 

INOVAÇÃO

  • Castrolanda (PR): 60 dias para inovar - Programa Ágil Castrolanda;
  • Cooperacre (AC): Fortalecendo o extrativismo e viabilizando o desenvolvimento sustentável através da tecnologia; e
  • Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS): Portal da aceleração regional em prol do desenvolvimento.

 

INTERCOOPERAÇÃO

  • Coopafs e Ccampos (PA): Plano de investimento para capital de giro na agricultura familiar durante a pandemia da covid-19;
  • Coopmetro e Coomap (MG E BA): Coomap & Coopmetro - construindo um transporte mais cooperativo; e
  • Lar e Copagril (PR): Aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte.

Acesse o Canal do Sistema OCB no YouTube e acompanhe a premiação: www.youtube.com/sistemaocb

 

Fonte: Sistema OCB