Nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, o Sistema Ocesp realizou o "Planejamento Estratégico - Cooperativas de Crédito". O objetivo foi a construção da agenda estratégica de 2023 a 2026 do Sistema Ocesp para o ramo Crédito, a partir das demandas e prioridades apresentadas pelos dirigentes das cooperativas.

 

 

Na abertura, o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, reforçou a importância da união entre as cooperativas de crédito e incentivou a participação ativa no encontro. "Precisamos estar juntos. Queremos que vocês conversem, relacionem-se e nos ajudem a aprimorar nossos projetos e ações para o ramo Crédito".

 

 

Os dirigentes assistiram às apresentações das gerentes técnicas do Sescoop/SP, Andrea Pinheiro (Gestão de Cooperativas) - que trouxe um panorama geral do ramo Crédito -, e Jamille Nassar (Desenvolvimento Humano), que abordou os programas e projetos do Sistema Ocesp para a capacitação cooperativista.

 

 

Divididos em grupos, os participantes executaram uma análise do cenário atual do ramo Crédito, abordando pontos fortes e críticos, oportunidades e desafios. "O Sistema Ocesp passa a se orientar pelas necessidades e expectativas da base. Aqui, tivemos um grande espaço de integração e de fortalecimento dos ramos para ganho de escala, seja no conhecimento, seja na atuação política ou na possibilidade de Intercooperação com outros segmentos", explicou o moderador de processos participativos, prof. Sérgio Cordioli.

 

 

No segundo dia do encontro, a programação foi marcada por atividades práticas, com a realização de rodadas de debates para apresentação de proposições voltadas aos sete objetivos estratégicos da agenda. O evento também contou com apresentação da gerente de Marketing do Sescoop/SP, Silvana Sousa, sobre o Movimento SomosCoop e estratégias de comunicação para o fortalecimento da imagem do cooperativismo.

 

 

"Foi criada uma grande oportunidade de pensarmos o futuro do cooperativismo. Os temas foram bem discutidos e a mediação do Sistema Ocesp foi fantástica. Recebemos um material planejado anteriormente, o que facilitou bastante o entendimento e nos permitiu mergulhar mais do que a prática do dia a dia das nossas experiências", comentou o diretor-presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (FNCC), Ivo Lara.

 

 

No encerramento, o superintendente técnico executivo do Sescoop/SP, Flavio Bersani, relatou o processo de desenvolvimento e metodologia do Planejamento Estratégico e as próximas ações preparadas para as cooperativas de crédito. "Com todo esse material discutido aqui, vamos criar projetos, aprimorar iniciativas e corrigir rotas", afirmou o superintendente. Houve ainda entrega dos certificados de participação aos presentes.