A cadeia produtiva do agro e as boas experiências nos sistemas de irrigação trouxeram ao Brasil o ministro da Agricultura do Paraguai, Moisés Santiago Bertoni, acompanhado de sua delegação composta por cerca de 20 pessoas.  O grupo formado por técnicos do ministério, representantes do setor produtivo e pelo presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Paraguai visitou, nessa segunda-feira (21), a Casa do Cooperativismo, sede do Sistema OCB, para conhecer melhor o modelo de negócios cooperativista.

 

 

A realização da missão foi articulada também pelo Instituto Interamericano para Cooperação em Agricultura (IICA), organização com mais de 80 anos de atuação. A delegação foi recepcionada pela superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, que expôs sobre o cenário político atual e os principais pleitos e contribuições do cooperativismo junto aos poderes Executivo e Legislativo na elaboração de políticas públicas. Zanella detalhou como são promovidas as ações institucionais do Sistema OCB e ressaltou a interlocução com o Parlamento, por meio do apoio à criação e atuação da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

 

 

A superintendente destacou a importância da capacitação para os cooperados com as trilhas de aprendizagem em EAD, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Ela pontuou também acerca da representatividade do coop brasileiro por meio da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).  O coordenador do Ramo Agropecuário da OCB, João Prieto, apresentou os números do cooperativismo nas principais cadeias produtivas como café, leite e soja.

 

 

O grupo esclareceu dúvidas e seguiu para conhecer os cases de infraestrutura hídrica em Petrolina (PE). Antes, fizeram visita aos ministros da Agricultura, Marcos Montes, e do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. Eles estiveram reunidos também com a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira.

 

 

A experiência da Transposição do Rio São Francisco e de outros empreendimentos com foco na gestão integrada dos recursos hídricos, e a agricultura de pequeno, médio e grande porte são as prioridades da missão da comitiva paraguaia. Eles visitaram, em Petrolina, o Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho, para conhecer as estações principais, aqueduto e toda a rota de captação hídrica.

 

 

IICA – O Instituto é especializado em agricultura e tem como missão incentivar, promover e apoiar os esforços dos estados-membros para alcançar seu desenvolvimento agrícola e bem-estar rural,por meio de uma cooperação técnica internacional de excelência. Além do intercâmbio de práticas e informações, a organização promove o fortalecimento das alianças institucionais e a cooperação multilateral.

 

Fonte: Sistema OCB