Teve início nesta quarta-feira (23/11) a coleta de sangue para o exame de PSA a todos os colaboradores do setor canavieiro com mais de 45 anos. A ação integra a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata realizada pela Ascana e que tem como objetivo principal a manutenção da saúde dos trabalhadores.

 

O exame de PSA é usado para o diagnóstico precoce de câncer de próstata e a ação está sendo possível graças a uma parceria com a Unimed Lençóis.

 

“Dentro da Campanha do Novembro Azul, estamos iniciando a coleta de amostras de sangue para exame do PSA. A Ascana firmou uma parceria com a Unimed que visa atingir aproximadamente 1.300 colaboradores. E a Unimed estará coletando essas amostras em 4 cidades da região, para onde serão encaminhados os colaboradores com mais de 45 anos”, explica o diretor Administrativo da Ascana, Jorge Luiz Morelli.

 

A coleta de sangue dos colaboradores será realizada no CAU (Centro de Análises Clínicas) da Unimed Lençóis e também em postos de coleta e em empresas, por agendamento, nas cidades de Areiópolis, Borebi, Macatuba e Pederneiras.

 

A Campanha da Ascana foi bem recebida pelas agrícolas associadas e pelos colaboradores do setor canavieiro.

 

“Esta é a primeira vez que faço este exame de PSA. Estou com 45 anos e é muito bom fazer a prevenção ainda mais quando temos a oportunidade dentro da empresa”, disse Alessandro, que é colaborador da Agrícola 3 Lagoas e que teve o sangue coletado no pátio da empresa pela equipe móvel do laboratório da Unimed Lençóis.

 

O médico urologista da Unimed Lençóis, Dr. Daniel Molinar, também falou da importância da prevenção ao câncer de próstata, já que o tratamento precoce é a única chance de cura.

 

“O câncer de próstata raramente apresenta sintomas e os exames são a única maneira de tratar e se curar da doença. É importante deixar o preconceito de lado e cuidar da saúde”, orienta o médico especialista.

 

“A gente sabe que o único tratamento do câncer de próstata é o tratamento precoce, quanto antes, mais chance de cura. Eu quero agradecer a Ascana essa oportunidade porque a gente trabalha na roça e nem sempre tem tempo de fazer exame e cuidar da saúde”, destaca Luiz Ricardo Micadei que é colaborador da Ascana e que fez a coleta no laboratório da Unimed Lençóis.

 

Biomédica responsável pelo CAU (Centro de Análises Clínicas), Jerusa Godoy fala da importância do exame de prevenção do câncer de próstata.

 

“Estou aqui para falar sobre a importância da coleta do exame de PSA para os homens acima de 45 anos porque é uma forma de prevenção muito importante do câncer de próstata para todos os homens. É uma coleta simples de sangue e quase que indolor”, orienta a biomédica.

A Campanha Novembro Azul realizada pela Ascana junto aos colaboradores do setor canavieiro conta ainda com a distribuição de material informativo sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata por meio de material impresso e digital.

 

Fonte: Unimed Lençóis Paulista